Tecnologia

PlayStation 5 e Xbox Series X podem ter preço acima dos primeiros rumores; veja possível data de lançamento

A empresa Digital Foundry, especializada em tecnologia, apontou que o preço de ambos os consoles pode ficar perto dos 600 dólares
Por: Elias Bielaski | Publicado: 14/08/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: Com informações de PSX Brasil
PlayStation 5 e Xbox Series X. Foto: Reprodução
PlayStation 5 e Xbox Series X. Foto: Reprodução

A nona geração de consoles pode ser a mais cara da história do mundo dos games. É o que indica o rumor levantado pela Digital Foundry (DF), empresa que faz análises tecnológicas detalhadas e aprofundadas sobre jogos e hardware gaming. Em vídeo publicado nesta quarta-feira (12), a equipe da DF indicou que existe a probabilidade de que os consoles PlayStation 5 (PS5), da Sony, e Xbox Series X, da Microsoft, sejam comercializados por preços acima do que os primeiros rumores apontavam.

A sugestão da equipe é que o preço de ambos os consoles estejam acima dos 500 dólares, já que o preço de produção seria afetado pela pandemia da Covid-19. Também durante a discussão, a equipe ressaltou que a demora para o anúncio oficial pode ser por um motivo simples: uma empresa está esperando o preço da outra, para desta forma, a estratégia de venda pode ser modificada após o anúncio do rival.

Confira o vídeo com a discussão sobre o preço dos consoles:

Confira alguns pontos foram levantados que corroboram a teoria desses valores mais altos, o que faria da próxima geração a mais cara de todas:

  • Ambas as empresas ainda mantém o mistério sobre os valores oficiais dos consoles, provavelmente discutindo cortes de preço ou valores a perder nos primeiros lotes.
  • Lógica de que uma empresa não revelou o preço do seu console ainda porque já sabem ser caro e aguardam o movimento do concorrente para traçarem uma melhor estratégia de venda.
  • Todo o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento para criar já no lançamento mais de uma versão dos próximos consoles, com uma dessas versões tendo um custo menor. No caso, PS5 e PS5 digital além do Xbox Series X e o possivelmente Xbox Series S.
  • Alta nos valores de manufatura e produção.
  • Alta de preços em mercados similares ou que seguem o mesmo ramo de componentes eletrônicos, como smartphones que estão ficando cada vez mais caros.
  • Rumores que a equipe recebeu e histórias de bastidores sobre ambos consoles serem mais caros do que foi imaginado até agora.
  • Valores das próximas placas de vídeos AMD Radeon de mesma tecnologia dos próximos consoles custarem entre 350 a 500 dólares.

Além disso, a equipe diz que pensar em consoles com poder de ray-tracing e todas a evolução tecnológica apresentada hoje com algo perto de 600$ era uma tarefa impossível anos atrás e que isso é notável. Entretanto, justificar todas as novidades, tecnologias e investimentos para um consumidor padrão parece algo realmente difícil de fazer.

 

O console da Microsoft

Xbox Series X (também conhecido como Xbox Scarlett ou Project Scarlett) é o novo console de jogo eletrônico desenvolvido pela Microsoft. Foi anunciado durante a E3 2019, o nome oficial e visual do console foram revelados durante a TGA 2019 pela Microsoft. O lançamento está programado para novembro de 2020.

A Microsoft está priorizando o desempenho de hardware, incluindo suporte para resoluções de tela (resolução de até 8K) e taxas de quadros mais altas, ray tracing em tempo real e uso de SSD de alta velocidade para reduzir o tempo de carregamento.

A Microsoft confirmou nesta semana a data de lançamento do seu console da nona geração, o Xbox Series X. O rival do PlayStation cinco já tem mês de lançamento confirmado: novembro. A data exata ainda não foi divulgada oficialmente, mas a Microsoft já adiantou que mais de 50 jogos serão lançados ainda em 2020. Clique aqui e leia mais.

 

O console da Sony

A Sony revelou algumas especificações oficiais da PlayStation 5 (PS5) depois de um período com muitos rumores. A próxima geração da PlayStation será lançada perto do natal de 2020.

  • PS5 Será equipado com SSD personalizado para acesso a alta velocidade
  • Equipado com chip personalizado AMD
  • CPU: x86-64-AMD Ryzen ™ “Zen2”, 8 núcleos / 16 threads
  • GPU: mecanismo gráfico baseado em AMD Radeon ™ RDNA1 (Radeon DNA )
  • Processador de Audio 3D
  • Suporta saída de resolução de até 8K em jogos
  • Projetado para compatibilidade os títulos da PS4 e do PS4 VR
  • Blu-ray Ultra HD com suporte até discos de 100GB
  • Controle com tecnologia háptica

Dito isso, com estas informações é possível observar que o PlayStation 5 vai contar com tecnologias inferiores ao Xbox Series X da Microsoft, que por exemplo já conta com RDNA2, que promete um ganho de performance na ordem dos 40%. Clique aqui e saiba mais sobre a data de lançamento, jogos já anunciados e possível preço.

deixe seu comentário