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Caixa Tem apresenta problemas no acesso; saiba como atualizar, reativar e desbloquear o aplicativo

Usuários relataram instabilidade nesta segunda-feira (10); no aplicativo é possível acessar informações sobre o Auxílio Emergencial, FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 10/08/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial, a Caixa Econômica Federal (CEF) começou bloquear centenas de milhares de contas contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício. Além do bloqueio, diversos usuários também relataram instabilidade ocorrida no acesso ao aplicativo na tarde desta segunda-feira (10).

Ministério da Cidadania informou que 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para para bloqueio e realização de uma verificação detalhada por suspeita de fraudes

Leia também: Confira o calendário de pagamentos dos lotes e parcelas do Auxílio Emergencial

Em resposta às fraudes identificadas, o banco dividiu as contas bloqueadas em dois grupos, que recebem mensagens diferentes pelo app de acordo com o problema identificado pelo banco. As fraudes propriamente ditas são 51% do total. As inconsistências cadastrais, 49%.

As orientações para desbloqueio das contas valem a partir desta quinta-feira (23).

  1. Bloqueio completo por suspeita de fraude (51%)
  2. Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente (49%)

 

1. Bloqueio completo por suspeita de fraude

Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas e receberam no aplicativo Caixa Tem a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem procurar a agência para comprovar sua identidade, seguindo o calendário abaixo. São essas as pessoas cujas contas estão sob suspeita de fraude.

Calendário para desbloqueio de contas suspensas por suspeita de fraude — Foto: Economia G1

Calendário para desbloqueio de contas suspensas por suspeita de fraude — Foto: Economia G1

Tela que indica bloqueio de conta no app Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

Tela que indica bloqueio de conta no app Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

“Não adianta procurar se você nasceu em outubro neste momento que estamos pagando em janeiro. Não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só será feito daqui duas semanas, 20 dias. Isso é muito importante para que se evite qualquer aglomeração”, diz o presidente da Caixa.

 

2. Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente

O banco também bloqueou acesso de contas por inconsistências de documentação, que podem ser resolvidas pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir pessoalmente à agência e pode resolver pelo aplicativo.

É preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida. No menu “Liberar Acesso”, o beneficiário receberá uma mensagem dizendo “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”. Em seguida, um outra diz “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”.

Mensagem para beneficiários que devem enviar documentos para a Caixa para regularização do Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

Mensagem para beneficiários que devem enviar documentos para a Caixa para regularização do Caixa Tem — Foto: Divulgação/CAIXA

O link em questão deve redirecionar para uma janela do WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos. “Fundamental que isso [mensagem com o link] só vale para o aplicativo do Caixa Tem. Nenhum outro aplicativo tem validade”, reforça Guimarães.

“O único aplicativo que essa informação é válida é o do Caixa Tem. Relevante isso para evitar qualquer tipo de envio de documentação dos clientes para qualquer pessoa que não esteja efetivamente analisando essa questão”, diz.

 

O aplicativo

O CAIXA Tem é o novo aplicativo da CAIXA criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviço sociais e a diversas transações bancárias. O app está disponível para download nas lojas Android e iOS. No app, é possível acessar informações sobre o Auxílio Emergencial, FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Além disso, com esse app é possível fazer compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio app e, também, compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

Assista o vídeo abaixo e saiba como fazer transferências pelo aplicativo CAIXA Tem:

Quem tem conta na CAIXA também pode consultar saldo e extrato, fazer pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia.

Os cidadãos que optaram por receber o Auxílio Emergencial em conta na CAIXA terão acesso a essa funcionalidade. Se você ainda não fez o cadastro ou busca mais informações, acesse Auxílio Emergencial.

Conta de água, luz, telefone e outras: todas elas você pode pagar pelo aplicativo CAIXA Tem. Assista o vídeo abaixo e saiba como:

O aplicativo é menor e mais leve, portanto, seu download é rápido e consome menos espaço de armazenamento no seu celular.

Além de ser projetado para redes 2G e áreas com conexões de internet lentas ou instáveis, o app também funciona em praticamente todos os tipos de telefone Android, novo ou antigo. Com o aplicativo CAIXA Tem você pode fazer compras pela internet usando seu cartão de débito virtual. 


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