Educação e Cultura

VOLTA ÀS AULAS RS: 441 municípios participam de pesquisa sobre retorno presencial das aulas

A iniciativa visa reunir sugestões para tornar possível o retorno das aulas no estado com todas medidas de segurança para os alunos e familiares
31/07/2020 - 09h:52min - Fonte: Estado RS

Durante esta quinta-feira (30), o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais para apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a retomada das aulas presenciais. A iniciativa visava reunir sugestões para tornar possível o retorno das aulas no estado. 

 

VOLTA ÀS AULAS: Secretário fala sobre um possível retorno das aulas na rede pública

 

A ação contou com a participação de 441 municípios gaúchos. Foram reunidas 759 respostas com propostas para o melhor cenário de reinício das atividades presenciais, com sugestões de medidas preventivas ao coronavírus. 

Conforme informações disponíveis no site do Governo do Estado, as sugestões já foram catalogadas por uma equipe que atua junto ao Comitê de Dados e agora serão analisadas por um grupo de especialistas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com apoio das secretarias de Educação (Seduc) e da Saúde (SES).

O retorno presencial realizado em cinco etapas foi o mais votado na consulta. Os ensinos Médio e Técnico seriam os primeiros a retomar as atividades. Em seguida, os anos finais do Fundamental (do 6° ao 9° ano), os iniciais do Fundamental (do 1° ao 5° ano), o Superior e, por último, a Educação Infantil (creche e pré-escola). Essa proposta recebeu 679 votos (89,5%), de um universo de 759.

Em outro momento da pesquisa, pediu-se que as instituições montassem o cenário que, na visão de cada uma, era ideal para a retomada do ensino presencial. O retorno do Ensino Superior foi o mais votado para ser a primeira etapa, seguido dos ensinos Médio e Técnico, depois Fundamental (anos finais e após anos iniciais) e, por último, a retomada da Educação Infantil.

Ainda conforme o site do Estado, outra opinião majoritária das entidades é no sentido de estabelecer as aulas apenas em turno único, mesmo nas situações de estudantes da Educação Infantil e do Ensino Médio que frequentavam as escolas no modelo de turno integral.

A decisão a respeito da retomada do ensino presencial ainda não está tomada. O governo do Estado segue debatendo internamente a questão, com as equipes técnicas, prefeitos e entidades que representam a educação.

Confira o resultado da consulta pública na íntegra aqui.

deixe seu comentário