Saúde e Bem Estar

Em tempos de coronavírus, saiba como limpar os óculos sem estragar lentes e armação

Detergente neutro é suficiente para higienização sem danificar as lentes e a armação;
Publicado: 27/07/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo
Foto: EOtica / Divulgação
Foto: EOtica / Divulgação

Desde o início da pandemia, a preocupação em fazer a higienização dos óculos aumentou e na tentativa de manter o acessório em segurança, muitas pessoas podem acabar estragando lentes e óculos. A primeira recomendação é de que não é necessário uso de álcool gel e nem clorofila que podem acabar estragando as lentes e armações. A recomendação é fazer o uso de detergente neutro na lavagem.

O processo de limpeza nesse período de pandemia é parecido com a higienização diária que os usuários de óculos já estão habituados. No entanto, o alerta da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) é de que algumas recomendações podem ser alteradas por conta do Coronavírus. Antes de esfregar delicadamente as lentes, garanta que foi feita a limpeza correta das suas mãos e esfregue por, aproximadamente, um minuto cada lente.

Lavagem

A dica é colocar uma gota de detergente neutro na parte da frente e na parte de trás de cada uma das lentes. Após, o enxague pode ser feito com água corrente fazendo com que a sujeira vá direto para o ralo, evitando possíveis transmissões.

A outra mudança é no processo de secagem. O ideal neste momento é substituir o uso do paninho tradicional pelo papel toalha ou lenço descartável e em nenhuma circunstância utilize sua camiseta para secar os óculos. Especialistas recomendam que não esfregue a lente, apenas pressione levemente na parte externa e interna das lentes.

"Também é indicado o uso de limpa lentes, produtos específicos para limpeza e que podem ser encontrados nas ópticas especializadas", afirma a empresária associada da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann.

Com o mesmo detergente, esfregue as hastes até a ponta. Enxague na água corrente e não esqueça de secar os parafusos e dobras.

deixe seu comentário