Tecnologia

Playstation 5: Preço, data de lançamento e tudo que se sabe sobre o novo console da Sony

Empresa já afirmou que irá aumentar consideravelmente o número de unidades produzidas em virtude da pandemia e do isolamento social; saiba mais
Por: Elias Bielaski | Publicado: 17/07/2020 às 00:00 | Alterado: 22/04/2021 às 11:06 | Fonte: The Enemy, TecnoBlog, Olhar Digital
Foto: Sony / Divulgação
Foto: Sony / Divulgação

Em virtude da pandemia de Covid-19, o ano de 2020 está sendo atípico em todos os cenários. Se tratando de tecnologia e do mundo dos games, o cenário não é diferente. As empresas enfrentam o desafio de produzir produtor com uma alta demanda por novidades e, ao mesmo tempo que precisam lucrar, também precisam manter o preço competitivo e acessível ao público alvo no Mundo todo.

O lançamento mais aguardado do ano, sem sombra de dúvidas, é o console da Sony para a nona geração de videogames: o Playstation 5. A Sony prevê que a demanda pelo PlayStation 5 será maior do que o previsto antes da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social, que leva mais pessoas a buscarem entretenimento dentro de casa. Por isso, a empresa planeja produzir milhões de unidades a mais ainda este ano, quando o console será lançado. Em vez de algo entre 5 ou 6 milhões, o plano agora é fabricar de 9 a 10 milhões de aparelhos.

Os números foram revelados por Bloomberg e Nikkei Asian Review. Para cumprir a nova meta, a Sony teria informado parceiros e fornecedores sobre a necessidade de intensificar a produção. Caso as projeções da Sony se concretizem, o PS5 terá um lançamento muito melhor do que seu antecessor. Lançado em novembro de 2013, o PlayStation 4 vendeu 4,2 milhões de unidades naquele ano.

Diante da mudança nos planos, a Sony espera fabricar 5 milhões de unidades do console até setembro e outras 5 milhões de outubro a dezembro. Os fornecedores também foram informados sobre a necessidade de produzir mais componentes para o controle DualSense, que, até então, teria apenas 10 milhões unidades fabricadas até março de 2021.

Mas, apesar de elevar a expectativa da Sony para o lançamento do PlayStation 5, a pandemia também representa um desafio logístico. Como destaca a Bloomberg, a empresa poderá ter mais dificuldades para enviar o console da China, onde está a maior parte de sua produção, para outros países por conta da operação reduzida de empresas aéreas.

 

O preço

O fim dos segredos sobre o PlayStation 5 estão perto do fim. Pelo menos é o que dizem um analista de mercado e um leaker. O mês de julho de 2020 deverá sair informações sobre o preço e a data de lançamento do console mais amado do mundo.

Roberto Serrano, analista de negócios e editor do site 4news, assegura que a Sony revelará, até o final de julho, o preço sugerido e o dia de lançamento do novo videogame.

leaker IronManPS5 também afirma que a Sony deverá divulgar em julho a data de abertura de pré-venda e informações de aquisição antecipada do aparelho, retuitando uma postagem sua do início de junho. Quando questionados pela comunidade sobre a veracidade de tais informações, ambos limitaram-se a responder que têm fontes na indústria, sem elaborar demais sobre o assunto.

Rumores dão conta de que a Sony estaria tentando se antecipar à Microsoft que tem um evento planejado para o dia 26 de julho, quando devem apresentar jogos do Xbox Series X. Outro boato é que a Microsoft e quem está dando as cartas e estaria esperando a Sony realizar os seus anúncios para em seguida apresentar um preço menor do Xbox Series X e do Xbox Series S. Mas nada disso pôde ser confirmado. Oficialmente, as empresas prometem os consoles para o fim do ano, entre outubro e dezembro de 2020.

 

Especificações

  

A Sony finalmente revelou algumas especificações oficiais da PlayStation 5 (PS5) depois de um período com muitos rumores. A próxima geração da PlayStation será lançada perto do natal de 2020.

  • PS5 Será equipado com SSD personalizado para acesso a alta velocidade
  • Equipado com chip personalizado AMD
  • CPU: x86-64-AMD Ryzen ™ “Zen2”, 8 núcleos / 16 threads
  • GPU: mecanismo gráfico baseado em AMD Radeon ™ RDNA1 (Radeon DNA )
  • Processador de Audio 3D
  • Suporta saída de resolução de até 8K em jogos
  • Projetado para compatibilidade os títulos da PS4 e do PS4 VR
  • Blu-ray Ultra HD com suporte até discos de 100GB
  • Controle com tecnologia háptica

Dito isso, com estas informações é possível observar que o PlayStation 5 vai contar com tecnologias inferiores ao Xbox Series X da Microsoft, que por exemplo já conta com RDNA2, que promete um ganho de performance na ordem dos 40%.

deixe seu comentário