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Nova gasolina obrigatória chega aos postos em agosto e deve ser mais cara

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, expectativa é de que qualidade superior compense alta no valor


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 14/07/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Toda gasolina vendida no Brasil a partir do próximo dia 3 de agosto terá que seguir novas especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) que visam o melhoramento o rendimento dos veículos. A expectativa, porém, é que o acréscimo na qualidade tenha impacto no preço do combustível. 

Segundo conta a Folha de S. Paulo, as novas especificações foram definidas pela ANP em janeiro com o objetivo de preencher lacunas na legislação que permitiam a produção ou importação de gasolina de menor qualidade. As novas regras estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).

Na primeira fase das mudanças, que entram em vigor em 3 de agosto, o valor mínimo de RON será 92. Em janeiro de 2022, o número é elevado para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte da Europa. Para a gasolina considerada premium, o valor mínimo será de 97 já em agosto deste ano.

As mudanças nas especificações eram defendidas pelas montadoras de veículos por facilitar o ajuste dos motores, mas esbarrava nas características do parque de refino da Petrobras. A estatal diz que vem preparando suas refinarias há alguns meses e que hoje todas já produzem seguindo as novas especificações. 

Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo de gasolina por quilômetro rodado, o que poderia compensar o aumento no valor do combustível. A Petrobras diz ainda que a nova especificação da gasolina melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

A ANP acrescenta que a mudança vai permitir a introdução no país de motores mais eficientes, com menor consumo e menos poluentes. Antes de janeiro, as regras brasileiras não estabeleciam limites mínimos de massa específica nem valor mínimo de RON, o que permitia a importação de gasolinas mais leves.


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