Variedades

Idosa comemora 100 anos com festa de aniversário virtual

Erenita Câmara da Silveira reuniu a família em chamada de vídeo na celebração do centenário. Filha é a única com quem tem contato físico; demais familiares usam máscaras o tempo todo.
12/07/2020 - 10h:14min - Fonte: G1/RS

Com os preparativos prontos para a festa do seu centenário, a Dona Erenita Câmara da Silveira precisou mudar os planos e adaptá-los às medidas de distanciamento social devido ao coronavírus. No lugar de abraços, a moradora do bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre, recebeu de modo virtual o carinho dos filhos, netos e bisnetos na última quinta-feira (9).

Matriarca de uma família grande, Dona Erenita é mãe de 10 filhos, avó de 23 netos e bisavó de 16 bisnetos. Foi a filha que mora com ela, Maria Júlia da Silveira, de 57 anos, quem organizou o encontro.

“A gente fez chamada de vídeo com os filhos que moram longe, os netos. A comemoração dela foi feita em casa com a gente, que convive todos os dias com ela”, afirma.

Com a pandemia, os cuidados com a saúde foram reforçados. “Não entram visitas em casa, e os que moram com a gente e convivem diariamente com ela precisam usar álcool em gel, sabão e água para lavar as mãos e máscaras antes de chegar perto dela”, diz Maria Júlia.

A filha conta que a mãe chega aos 100 anos com saúde. Ela não faz uso de medicações e não tem histórico de doenças graves. Dona Erenita é cadeirante e apenas a audição foi afetada pela idade.

“A saúde dela é esplêndida, graças ao meu bom Deus! Eu me emociono todos os dias quando acordo ela, dou 'bom dia' e pergunto: 'A senhora dormiu bem, mãe?'. E ela me responde: 'Muito bem, com a graça de Deus e a Nossa Senhora Aparecida'”, revela Maria Júlia.

deixe seu comentário