Tecnologia

Uso da internet cresce 112% no Brasil durante pandemia

Pesquisa registrou aumento de 112% no uso de rede no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado; rádios online tiveram crescimento de 15%
16/06/2020 - 11h:31min - Fonte: Technoblog, Kboing

O período de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus levou à adoção de ferramentas para o home office e, consequentemente, a um consumo maior de dados. A Akamai, plataforma de armazenamento em nuvem responsável por 30% do tráfego online mundial, registrou em abril um aumento de 112% no uso de rede no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a empresa, a alta foi causada porque mais pessoas passaram a usar a internet para trabalhar, estudar, fazer compras e se divertir. A comunicação com familiares, amigos, colegas de trabalho e professores por meio de chamadas de vídeo fez plataformas como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet ganharem milhões de usuários na pandemia.

O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) aponta que a qualidade da internet no Brasil segue estável. A velocidade média de download caiu em 17 de março, após estados anunciarem as medidas de distanciamento, mas voltou ao seu patamar convencional depois da redução na qualidade de serviços de streaming.

No relatório mais recente, divulgado na segunda-feira (8), o país registrou, em média, velocidade de download de 21,9 Mbps, velocidade de upload de 14,8 Mbps e latência de 27,7 ms. O levantamento foi realizado entre 1º e 7 de junho em 2.850 municípios brasileiros.

 

Audiência das rádios online

Que a pandemia do novo coronavírus mudou muitos hábitos e maneiras de relacionamentos, isso nem precisamos dizer. Agora, vale ressaltar o quanto a credibilidade de algumas plataformas tornou-se ainda mais intensa durante essa fase de isolamento social imposto pela Covid-19.

A rádio online, por exemplo, é um desses exemplos claros! Desde o início da crise sanitária que tem assolado o mundo, a audiência das rádios pela internet tem crescido e alcançado patamares inimagináveis - em tempos em que a internet e as redes sociais dominam o mundo e o jeito de trazer informações e apresentar produtos. 

Segundo um estudo realizado pelo Kantar IBOPE Media, o aumento da audiência do rádio online foi superior a 15%.

Ainda de acordo com a pesquisa da Kantar, grande parte do público tem bons motivos para ouvir rádio após as medidas de isolamento social:

- 52% para ouvir músicas
- 50% para se distrair
- 43% que buscam informações sobre os últimos acontecimentos em gerais.

 

Liderança absoluta da ClicRádio

Durante as últimas semanas, a audiência dos programas ao vivo da ClicRádio teve um aumento significativo. Os programas Campo em Dia, Bom Dia Camaquã e Controle Geral tiveram um acréscimo de espectadores, tanto os que acompanham os programas durante a transmissão quanto os espectadores que optam por assistir os programas após a transmissão.

Ao acessar a aba "vídeos" da fanpage do Clic Camaquã no Facebook, você pode conferir todos os números trazidos nesta reportagem. Para juízo de comparação, o programa Campo em Dia desta sexta-feira, 12 de junho, teve 5,1 mil visualizações, enquanto seus principais concorrentes tiveram 800 e 320 visualizações. Somadas, as visualizações destes representam cerca de 20% do total de espectadores do programa apresentado pelo jornalista Eduardo Costa, que está no ar de segunda à sexta-feira das 7h às 8h.

Já o programa Bom Dia Camaquã desta sexta-feira, Dia dos Namorados, teve 18,1 mil visualizações até o momento. Os concorrentes, que vão ao ar simultâneamente, tiveram 2,6 mil e 500 visualizações até o momento. Somados, estes números representam cerca de 15% da audiência do programa apresentado por Elias Bielaski, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h.

O programa Controle Geral, que tem a produção e apresentação de Alvorino Osvaldt, junto ao comentarista Danilo Beltrami e o técnico de áudio José Ari Ferreira, teve 4,7 mil visualizações no último sábado, dia 6 de junho. Seus concorrentes somados tiveram cerca de 2,8 mil visualizações, representando menos de 50% do total de espectadores.

Neste sábado, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o Controle Geral será apresentado por Elias Bielaski, que substitui o apresentador titular, e receberá Nelson Egon Geiger (MDB), Leandro Neutzlig Barbosa (PT), Diego Garcia (PSDB) e Marcelo Gouvêia (PP).

 

Liderança de acessos

Desde o começo de 2020, o Clic Camaquã manteve e aumentou a liderança de audiência nas plataformas digitais. É importante destacar que o dado não é fruto de nenhuma pesquisa ou estimativa e sim do próprio Facebook. A plataforma disponibiliza uma ferramenta que permite comparação de número, acessos e crescimento entre páginas semelhantes: e 2020 está sendo o ano do Clic.

Após grande sucesso do #MarshmallowTest (leia mais abaixo) e o grande alcance obtido pelos vídeos e programas da ClicTV, a FanPage do Clic Camaquã apresentou um grande crescimento e aumentou ainda mais a distância para os demais veículos de comunicação da região. A principal ferramenta de divulgação do conteúdo produzido no portal Clic Camaquã teve mais de seis milhões de acessos em cerca de duas semanas, entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

Os dados, fornecidos pela plataforma do Facebook, mostram uma enorme diferença para as demais páginas semelhantes da região. Na primeira semana de janeiro, por exemplo, houve um aumento significativo de interaões, onde 903 mil pessoas interagiram com as publicações do Clic Camaquã, enquanto os dois principais concorrentes somados tiveram 300 mil interações, representado o triplo da audiência em apenas um veículo.

A tendência é que os números voltassem "ao normal". Mas não foi o que aconteceu. Após o fim da campanha, muitos destes internautas permaneceram em nossa página, gerando picos de 500 mil interações até o mês de abril. Estes números seguem sendo de exclusividade do Clic Camaquã e não foram alcançados pelos demais concorrentes.

Além disso, houve um aumento significativo na audiências dos programas Bom Dia Camaquã, Controle Geral e na live da noite no Clic Camaquã, apresentada pelo jornalista Eduardo Costa. Durante os programas, o número de visualizações e interações tem aumento semanalmente e os números podem ser conferidos pelos internautas, sem necessidade da contratação de qualquer pesquisa.

Outro aumento é no número de pessoas que recebem e interagem com as notícias do Clic Camaquã pelo WhatsApp. Os leitores do Clic Camaquã podem receber, direto no seu WhatsApp, de graça, as principais notícias do dia em Camaquã e região. Para receber as informações, basta adicionar aos seus contatos o número (51) 99200-4902 e enviar uma mensagem com Nome completo + cidade + o bairro em que reside.

 

ClicRádio

Você já conhece os programas ao vivo da Clic Rádio? No ar de segunda à sábado, os programas são pensados especialmente para os moradores da cidade e do interior, trazendo conteúdos exclusivos e convidados especiais, falando sobre os destaques de região e assuntos de interesse da população.

Para acompanhar a Clic Rádio e a ClicTV, você só precisa de uma conexão com a internet. O conteúdo do Clic está na internet, acessível para todos que possuem uma conexão.

 

Como acompanhar a Clic Rádio

Para ouvir os programas ao vivo da Clic Rádio, basta acessar o portal do Clic de segunda à sábado e clicar no player localizado no topo da página.

Clic-Radio-tutorial

Você pode baixar o aplicativo da ClicRádio para o sistema android e para o sistema iOs. A Clic Rádio está disponível para download totalmente de graça e você pode ouvir toda a programação com apenas um clic.

Os programas são exibidos simultâneamente em vídeo através da ClicTV pelo Facebook do Clic Camaquã e da ClicRádio.

Você pode participar do programa através dos comentários da live no Facebook.

 

Maior uso de internet aumenta riscos à segurança

Com mais pessoas adotando o modelo de home office, cresce também a atividade de cibercriminosos em busca de informações de empresas. A ideia é aproveitar a vulnerabilidade de computadores pessoais para invadir contas de e-mail e acessar documentos sigilosos, como contratos e acordos judiciais. Uma das estratégias envolve o uso de endereços de e-mail falsos associados a serviços de chamadas de vídeo.

O diretor geral da Akamai América Latina, Claudio Baumann, afirma ao Tecnoblog que o isolamento ofereceu novos alvos para ataques. “Durante o isolamento social, há uma quantidade maior de pessoas acessando sites de entregas, e-commerces, bancos e outros”, afirma. “É muito importante estar atento a mensagens recebidas solicitando ou oferecendo vantagens para acessar um determinado site, já que ela pode ser a porta de entrada para uma ação maliciosa”.

O executivo destaca que muitas empresas migraram para o home office de forma repentina, sem planejar a segurança de seus dados da forma adequada. O ideal, segundo ele, é orientar funcionários sobre as práticas mais comuns em ataques cibernéticos e manter várias camadas de defesa para evitar que os dados sejam comprometidos e que reduzir o impacto aos negócios em um eventual ataque.

“Faça backup dos seus dados e faça backup do seu backup. Para alguns, isso pode parecer óbvio, mas o malware pode criptografar os backups armazenados nos servidores de rede”, diz Baumann. “Contar com uma única camada de segurança contra essa barreira em evolução não é uma prática recomendada. A utilização de várias camadas de segurança significa que, se uma camada não bloquear um ataque, você terá sobreposições adicionais que podem atenuar a ameaça”.

deixe seu comentário