Últimas Notícias

Apoiadores de Bolsonaro realizam novo protesto em Brasília

Manifestação na Esplanada dos Ministérios pede fechamento do STF
31/05/2020 - 16h:35min - Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO - Camila Turtelli e Idiana Tomazelli

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fizeram nova manifestação na manhã deste domingo (31) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em meio ao acirramento das relações entre o governo e o Supremo Tribunal Federal (STF), manifestantes carregam faixas dizendo "abaixo à ditadura do STF"

Na última quarta-feira (27), a Polícia Federal cumpriu uma série de mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas por divulgação de "fake news". A ordem foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do inquérito que investiga ameaças, ofensas e notícias falsas disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares.

Um dos investigados, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), participa do ato na capital federal. Ele e um grupo de apoiadores, vestindo camiseta do "movimento conservador" entoaram um grito de ordem contra o STF. "Supremo é o povo", bradaram.

Os manifestantes chegaram à Esplanada à pé e de carro. Há pessoas aglomeradas na grade que fica em frente ao Palácio do Planalto, contrariando orientações de autoridades sanitárias para manter distanciamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus.

O Bolsonaro fez um voo a bordo de um helicóptero e acenou para os manifestantes. Ele chegou a fazer uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook. Concentrados na Praça dos Três Poderes, os manifestantes também acenaram e empunharam celulares na tentativa de registrar a presença do presidente.

Avaliação

O protesto a favor do presidente ocorre após a última pesquisa Datafolha indicar uma piora na avaliação de Bolsonaro, em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Levantamento realizado nos dias 25 e 26 de maio mostra que, dos 2.069 entrevistados, 50% consideram a avaliação do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da covid-19 "ruim" ou "péssima"

Ontem à noite, no mesmo local, o grupo bolsonarista "300 pelo Brasil", liderado pela ativista Sara Winter, fez um protesto com gritos de ordem contra o STF. Cerca de 40 pessoas participaram e seguravam tochas acesas e alguns vestiam máscaras de personagens de filmes de terror. 

 

Filha de Roberto Jefferson (PTB) participa de manifestações

 A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, participou das manifestações deste domingo na Esplanada dos Ministérios.

Roberto Jefferson é o mais novo aliado de Bolsonaro, após movimento do Palácio do Planalto para se aproximar do bloco de partidos do Centrão, do qual o PTB faz parte, na tentativa de construir uma base aliada e barrar eventual tentativa de impeachment do presidente da República. 

Quem também participa da manifestação é o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. Ele publicou uma foto em seu Twitter usando máscara de proteção e posando ao lado de um cartaz que diz "Guedes tem razão". Segundo ele, sua participação no ato é "em defesa das reformas econômicas" 

 

deixe seu comentário