Campo em Dia

Polêmico defensivo agrícola 2,4-D é assunto no programa Campo em Dia

Engenheiro agrônomo, Vilmar Ferreira, falou sobre o herbicida e deu dicas de como deve ser a aplicação correta de defensivos agrícolas; confira
24/05/2020 - 09h:38min - Fonte: Sabrina Borges

O programa Campo em Dia desta sexta-feira (22), recebeu a participação do engenheiro agrônomo, Vilmar Ferreira. O assunto abordado pelo engenheiro durante o programa foi referente a polêmica envolvendo o aumento dos casos de deriva do herbicida 2,4-D, utilizado para controle de "plantas daninhas" de folhas largas.

De acordo com artigo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a deriva ocorre quando o agrotóxico é desviado para fora da área do cultivo que se pretende atingir. Esse é um dos maiores problemas do uso de agrotóxicos por resultar em prejuízos a terceiros e em contaminações ao ambiente e aos aplicadores.

O motivo da polêmica foi o relatório da Secretaria da Agricultura encaminhado na quinta-feira (21) para o Ministério Público do Estado. O documento mostrou que das 171 coletas feitas em 54 municípios, 87,13% demonstraram a presença do herbicida em culturas que não são as indicadas. 

Vilmar explicou que aqui na região o agrotóxico passou a ser utilizado nas lavouras de arroz. “Tinham algumas folhas largas que apareciam e se usava em uma dosagem muito pequena”, comentou. Sobre o “problema”, o engenheiro comentou que está faltando uma agronomia de campo. “Tem pouca presença do técnico no campo embarrando a botina”, afirmou. 

Segundo Vilmar também falta capacitação aos produtores rurais no uso correto e aplicação dos defensivos agrícolas. “Além deste conhecimento, é necessário o envolvimento da comunidade”, falou. 

Ele explicou que para ser realizada a aplicação correta de defensivos agrícolas deve haver comunicação entre os proprietários vizinhos e ser considerado as demais culturas do local. Observar as condições climáticas para a aplicação correta, também um foi um ponto destacado pelo engenheiro.  

A editoria Campo em Dia tem o apoio da empresa CES – Equipamentos Agrícolas e Energia Solar, revenda autorizada WEG

Confira a entrevista completa a partir dos 25 minutos de transmissão: 

 

deixe seu comentário