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Mesmo com autoridades aconselhando o isolamento social, lotéricas, Correios e Prefeitura registram formação de fila nesta quarta-feira (22)
Por Redação/Clic Camaquã Publicado 22/04/2020 Atualizado 26/01/2022
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No começo da manhã desta quarta-feira (22), a reportagem do Clic Camaquã registrou a formação de extensas filas junto à Prefeitura Municipal, à Agência dos Correios e às principais casas lotéticas da cidade. Mesmo com aconselhamento pelo isolamento social feito pelas autoridades de saúde, o movimento segue intenso no Centro da cidade.
Na Prefeitura de Camaquã, moradores formam filas para serem atendidos nas Secretarias Municipais, que tem atendimento controlado. No momento, a fila está próximo ao Ponto de Táxis da rua Júlio de Castilhos.
O Comitê de acompanhamento do coronavírus da Universidade Federal de Pelotas se manifestou contra o relaxamento das medidas de isolamento social. A decisão, comunicada em nota na noite desta terça-feira, ocorre após o governador Eduardo Leite afirmar que o Estado dará início ao modelo de distanciamento sustentável.
No texto, a Universidade cita os cenários possíveis utilizando Pelotas como exemplo, nos diferentes níveis de isolamento social. Destacou, ainda, as condições enumeradas pela Organização Mundial da Saúde para o relaxamento, e deixa claro que as recomendações não foram atingidas nas esferas municipal, estadual e federal.
Por conta dos motivos apresentados, a UFPel “manifesta-se contrário ao relaxamento das medidas vigentes de distanciamento social”. A nota encerra com a instituição se colocando à disposição das autoridades para atuar junto ao Poder Público no combate ao coronavírus.
Nas filas do Centro de Camaquã, é possível notar a presença de idosos, que estão dentro do grupo de risco da Covid-19, muitos deles, inclusive, sem utilizar máscara. O fato foi comentado pelo jornalista Eduardo Costa durante o programa Bom Dia Camaquã.
Pela câmera externa do estúdio da ClicRádio é possível acompanhar a movimentação no cruzamento da avenida Olavo Moraes com a rua Júlio de Castilhos. Acompanhe:
Serviços podem ser feitos pela internet
Está disponível para utilização em smarthfones o aplicativo CidadeMOB, desenvolvido pela empresa GOVBR e que está conectado às informações da Prefeitura. O aplicativo oferece aos usuários funcionalidades e serviços cotidianos, como abertura de protocolos de atendimento, ouvidoria pública, consultas de débitos e matrículas imobiliárias, participação em enquetes sobre assuntos pertinentes à população, lista de estabelecimentos e prestadores de serviços locais, informações sobre o COVID-19 no município, estado e país, entre outros.
Além disso, empresas poderão consultar sua situação cadastral, débitos e emitir guias. Já as que prestam serviços à prefeitura, conseguirão acompanhar os processos de empenho em todas as suas fases.
Os servidores públicos do município também serão contemplados no APP, com uma área exclusiva, onde terão acesso à folha de pagamento, férias e contracheques.
O aplicativo pode ser baixado nas lojas play store e app store para celulares com sistema Android ou IOS.
O CidadeMOB também pode ser acessado pelo computador através do endereço m.cidademob.com.br.
Recursos disponíveis
– Para quem tem imóveis: consulta de matrículas e débitos no setor imobiliário;
– Para quem tem empresa: consulta a débitos e emissão de guias e certidões; acompanhamento dos empenhos gerados para a sua empresa;
– Para quem é servidor: acesso à folha e contracheques;
– Abertura e consulta a protocolos de atendimento;
– Consulta a empresas e prestadores de serviço do comércio;
– Ouvidoria – Canal para dúvidas, sugestões e reclamações relacionadas ao espaço público.
– Informações sobre o COVID-19 no município, estado e país