Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • cq-01
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (2)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • globalway (1)

URGENTE: Comércio de Camaquã abrirá gradativamente na próxima semana

Decisão foi tomada após reunião com entidades; comércio poderá abrir com 50% de sua capacidade a partir de 1º de abril


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 27/03/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Durante a tarde desta sexta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Camaquã realizou mais uma coletiva de imprensa para trazer atualização sobre a situação do Covid-19 na cidade. Desta vez o destaque foi a informação de que o comércio de Camaquã abrirá gradativamente a partir do dia 1º de abril, saindo, desta forma, do período de fechamento obrigatório.

A informação foi trazida pelo Prefeito Municipal de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira. A decisão foi tomada após reunião com representantes de entidades da região. Ivo destacou que a reunião teve discussões acaloradas e divergências e definiu que o funcionamento será retomado a partir de 1º de abril, com 50% da capacidade de lotação e também com metade dos funcionários.

Após a coletiva, o jornalista Eduardo Costa conversou com o prefeito Ivo de Lima Ferreira sobre a abertura do comércio. Assista:

Durante a coletiva, o prefeito ainda falou sobre 66 pessoas que tem suas situações monitoradas pela Secretaria de Saúde. Segundo ele, nenhuma confirmação ou suspeita descartada foi divulgada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

No entanto, nem tudo são boas notícias. O número de suspeitas segue crescendo e os políticos demonstraram preocupação com a situação, alertando para que todos os camaquenses permaneçam em suas casas. De acordo com o Ministério da Saúde, os números mostram que o crescimento de casos e mortes em todos os países do mundo se dá a partir da confirmação do primeiro caso. No Brasil, o primeiro caso completa um mês nesta semana.

Ao todo, foram 20 suspeitas relatadas até agora que foram analisadas, sendo que 14 foram descartadas e cinco seguem em análise. A outra suspeita relatada ainda não está em análise. Assista a coletiva:

 

 

Reunião não é transmitida

Durante a tarde desta sexta-feira (27), o Comitê de Gestão de Crise de Camaquã irá realiza uma reunião na Prefeitura Municipal. O comitê foi formado para tomar decisões em relação à pandemia de Coronavírus e combater os seus efeitos. Dentre as pautas debatidas, está a possível reabertura do comércio de Camaquã ou a manutenção do fechamento do mesmo.

A reunião contaria com transmissão feita pela Prefeitura de Camaquã e retransmissão na página do Clic Camaquã no Facebook. Após o início da reunião, a reportagem do Clic Camaquã obteve, com exclusividade, a informação de que as entidades presentes solicitaram que a transmissão ao vivo não fosse realizada.

O jornalista Eduardo Costa esteve no local e realizou uma transmissão ao vivo para falar sobre o assunto: 

 

Carreata pede a abertura do comércio

Na tarde desta sexta-feira (27), um grupo de camaquense está promovendo uma carreata seguida de buzinaço em frente à Prefeitura Municipal de Camaquã. O motivo, segundo os empresários, é a reabertura do comércio na cidade.

O início da carreata será às 13:30, em frente à Fortral, junto ao trevo de acesso norte de Camaquã. A carreata segue pela avenida José Loureiro da Silva, passando pela rua Capitão Adolfo Castro e seguindo pela avenida Olavo Moraes, até o cruzamento onde está localizado o estúdio da ClicRádio e a Prefeitura de Camaquã.

 

 Divergência entre os camaquenses

Durante as últimas 24h, um assunto em específico tomou conta das redes sociais: o possível fim do isolamento social na região. Decretado na última sexta-feira (20) entre os municípios que fazem parte do Consórcio Centro-Sul, o isolamento regrou a convivência dos moradores e a abertura dos comércios da região.

Nesta quinta-feira (26), a coletiva diária realizada pela Prefeitura Municipal de Camaquã trouxe uma nova possibilidade: o retorno gradativo das atividades. O prefeito Ivo de Lima Ferreira destacou que o isolamento pode ser encerrado no dia 3 de abril, trazendo, desta forma, a normalidade da rotina dos camaquenses na segunda semana de abril.

Clique e confira a reportagem exclusiva do Clic Camaquã.

 

Enquete do Clic

O poder de decisão não cabe à imprensa ou à população, mas vivemos em uma democracia e todos possuem direito à opinião. De acordo com a sua, o comércio deve seguir fechado ou retornar às atividades gradualmente?

Vote na enquete disponível na fanpage do Clic Camaquã no Facebook e deixe seu argumento nos comentários. Os pontos mais pertinentes serão levados pela reportagem ao prefeito Ivo de Lima Ferreira durante a coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (27).

 

 

Sanitização

Durante a noite desta quinta-feira (26), um internauta do Clic Camaquã registrou mais uma etapa de sanitização ocorrida na cidade, desta vez no Centro de Camaquã. O registro foi feito em frente ao Centro de Compras Roxo, onde a empresa Real Expurgo fez a limpeza de forma voluntária.

A sanitização é realizada pelo corpo técnico da empresa. Se trata de um processo de sanitização, na qual, ocorre a higienização e eliminação de agentes patógenos, que diferentemente da Dedetização, tem o intuito da eliminação de insetos-pragas, etc. Visando o bem-estar da população, é utilizado um produto a base de Amônia Quaternária, que foi utilizado em países como à China, por ter ótimos resultados.

Vale ressaltar, que essa é a nossa ajuda a população camaquense, onde o serviço realizado será realizado de forma gratuita“, disse Mikael Menin, representante da empresa. Assista: 

 

Primeiro caso

O prefeito Ivo de Lima Ferreira anunciou após a coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira (24), o primeiro caso confirmado de Coronavírus. Segundo ele, a paciente é uma mulher de 58 anos. Durante a coletiva, a Prefeitura não tinha ainda nenhuma confirmação do Coronavírus, em Camaquã. Já no final da coletiva, o secretário da saúde, Luciano Pereira Dias, recebeu uma mensagem da secretária estadual da saúde, Arita Bergmann.

Não foi repassada mais nenhuma informação sobre a paciente, com o objetivo de preservar a identificação da mulher. O prefeito destacou que todos os cuidados necessários já estão sendo realizados e a paciente está isolada.

Durante a coletiva, mais dois casos foram descartados, em Camaquã. Ao todo, nove casos foram descartados e sete seguem em análise no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Segundo o secretário da saúde, Luciano Pereira Dias, ao todo são 62 casos que seguem em monitoramento, em Camaquã.

 

União e Prevenção

Nos últimos dias, o principal assunto na cidade de Camaquã tem sido, infelizmente, o Coronavírus. A epidemia do vírus Covid-19 modificou a rotina dos camaquenses de forma drástica, principalmente a partir do decreto que fechou o comércio local, limitando a abertura apenas dos serviços básicos da comunidade. Desde então, as redes sociais tem sido tomadas por discussões sobre o assunto e diversos pontos preocupantes tem sido abordados.

Um deles, no entanto, não tem recebido a devida atenção: a prevenção. Para que toda a comunidade consiga passar por esta pandemia, é importante que sejam disseminadas informações sobre o que fazer e como se prevenir desta doença. Com isso em mente, trazemos uma reportagem completa com o decreto, o que fazer ao apresentar sintomas e todas as orientações repassadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde Estadual.

Durante a manhã deste sábado (21), o programa Controle Geral trouxe entrevista exclusiva com Luciano Pereira Dias, secretário municipal da Saúde e o doutor Tiago Bonilha, diretor técnico do Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã. Juntos, eles tiraram diversas dúvidas enviadas pelos internautas durante a transmissão e falaram sobre os principais métodos de prevenção indicados.

Além disso, os profissionais ainda destacaram os procedimentos indicados para as suspeitas de Coronavírus em Camaquã. É esperado um aumento no número de suspeitas e a confirmação de casos em Camaquã. Ainda sim, os camaquenses devem seguir todos os passos indicados para que, desta forma, os danos sejam minimizados o máximo possível.

Confira a entrevista completa a partir de 1h de transmissão:

 

Principais notícias sobre o Coronavírus em Camaquã 

Câmara irá disponibilizar R$4,3 milhões ao Hospital de Camaquã: https://bit.ly/2UADxf5

Estacionamento Rotativo está suspenso: https://bit.ly/3drgOuW

Para evitar aglomerações, camaquenses podem comprar no Roxo pelo WhatsApp: https://bit.ly/3b8PNKG

Coleta Seletiva reduz rotas durante o período de quarentena: https://bit.ly/2WxN3Ct

Agência do SINE/FGTAS limita atendimentos em Camaquã: http://bit.ly/33BCsrF

Cartório Eleitoral de Camaquã tem atendimento suspenso até o final de março: http://bit.ly/3dck5hf

Farmácias de manipulação podem vender álcool gel: http://bit.ly/2x2bkWB

Camaquenses devem denunciar aumento abusivo do álcool gel: http://bit.ly/2IUakX5

Camaquã tem emissão de documentos suspensa pelos próximos 15 dias: http://bit.ly/33raqz0

OMS não recomenda usar ibuprofeno para tratar Covid-19: http://bit.ly/2UccoPC

Hospital de Camaquã suspende visitas hospitalares: http://bit.ly/3a1FGaf


  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • cq-01
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (2)