Saúde e Bem Estar

Clic em Quarentena: “Precisamos trabalhar muito a empatia”, orienta psicóloga

Manter um pouco da rotina, faz com que esse momento de quarentena, não pareça tão complicado e difícil; Confira as dicas da psicóloga Karine Avila
25/03/2020 - 15h:27min - Fonte:

Para alguns, um pouco de tédio. Para outros, o famoso “home office”. E também, tem aqueles que estão aproveitando o tempo para organizar suas coisas, colocar em dia projetos, estudar mais, entre outras atividades. Mas o mais importante, é não se desesperar neste momento, que é preocupante para todos, mas é necessário. 

O Clic Camaquã criou a série de reportagens “Clic em quarentena”, onde diversos profissionais divulgam dicas de como aproveitar, da melhor maneira possível, esse processo de quarentena. A psicóloga Karine Avila trouxe dicas para aproveitar o tempo e não se “desesperar”. “Neste momento é importante a gente fazer aquelas coisas que na nossa rotina normal, não temos tempo”, afirma.

Ela salientou, que é importante ficar atento as notícias, buscando estar a par do que está acontecendo. Mas não focar só no que está acontecendo e sim utilizar o tempo disponível da melhor maneira possível. “Não procrastinar, é essencial!”

Ficar em casa não é desculpa para se acomodar. Procurar fazer coisas que goste, tentando manter um pouco da rotina. Se quando estava trabalhando normalmente, se maquiava. Continue fazendo isso. Se acordava cedo, continue. Manter um pouco da rotina, faz com que esse momento de quarentena, não pareça tão complicado e difícil. Além de manter o equilíbrio do corpo e da mente.

“É importante as pessoas focarem em outras coisas e não ficarem só nessa energia do Coronavírus. É sim, preocupante, mas acredito que neste momento devermos focar em outras coisas também”, salienta Karine.

A psicóloga destaca também, que atrair energia positiva é essencial, para que assim, todos consigam voltar a rotina que já estão com saudade. Voltar a conviver com as pessoas que gostam, amigos. Voltar para o Happy Hour, para as jantas da semana... é importante se conscientizar que passar por esse momento agora é preciso e que depois tudo vai se normalizar.

“Precisamos trabalhar muito a empatia. Um momento muito importante para a gente pensar no outro também”, orienta Karine.

“Neste momento é importante a gente fazer aquelas coisas que na nossa rotina normal, não temos tempo”, como:

- Arrumar o guarda-roupa;

- Colocar em prática alguma receita nova;

- Fazer atividades físicas em casa;

- Técnicas de relaxamento (Indicação do aplicativo lojong);

- Colocar séries, filmes em dia;

- Ler livros;

- Fazer cursos online (Muitas universidades estão fornecendo cursos de forma online e gratuita)

- Entre outras opções.

 

deixe seu comentário