Saúde e Bem Estar

Prefeitura descarta suspeitas de Coronavírus em Camaquã

Coletiva de imprensa começa às 14h e será transmitida ao vivo pela página do Clic Camaquã no Facebook
20/03/2020 - 13h:06min - Fonte:

Na tarde desta sexta-feira (20), a Prefeitura Municipal de Camaquã, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizará coletiva de imprensa para divulgar o resultado dos exames das primeiras suspeitas de Coronavírus em Camaquã. A coletiva ocorre às 14h, no Gabinete do Prefeito.

Além do secretário da Saúde, Luciano Pereira Dias, estarão presentes os secretários municipais, o prefeito Ivo de Lima Ferreira e representantes dos veículos de imprensa de Camaquã. A coletiva terá transmissão ao vivo pela página do Clic Camaquã no Facebook. Assista:

 

 

Camaquenses devem ficar em casa

Durante a manhã desta sexta-feira (20), o programa Bom Dia Camaquã teve como seu assunto o Coronavírus em Camaquã. Apresentado por Elias Bielaski, as pautas abordadas tiveram como foco a prevenção e a conscientização do Covid-19, assunto que tem causado apreensão nos camaquenses.

Na sexta-feira, como de costume, participaram os vereadores Marco Longaray e Fabiano Medeiros. Dentre as orientações, uma delas é unânime: ficar em casa. Ambos os parlamentares, assim como os demais entrevistados, aconselharam aos camaquenses que fique em casa, dentro de suas possibilidades.

Marco esteve no estúdio da ClicRádio pela última vez e após a próxima semana, a exemplo do vereador Fabiano, fará sua participação por telefone, assim como todos os demais entrevistados dos programas da ClicRádio.

Assim como nas demais matérias que trazemos sobre o Coronavírus, abaixo mostramos os principais e mais eficazes métodos de cuidados e prevenção neste momento tão delicado e que tem de ser tratado com muita seriedade. Ambos os vereadores destacaram, ainda, a importância de alertar os idosos acima dos 60 anos que fazem parte do grupo de risco. 

Assista as entrevistas completas: 

 

Ainda não há confirmações

O programa Bom Dia Camaquã também recebeu profissionais da Secretaria da Saúde de Camaquã, Taise Rosseler dos Santos e Danieli Hain de Souza, estiveram no estúdio da ClicTV. Elas aconselharam a comunidade a se resguardar, aos idosos a permanecerem em casa e só saírem para fazer a vacina contra gripe, que foi adiantada para começar na segunda-feira (23). 

De acordo com as profissionais o resultado dos testes suspeitos ainda não chegaram ao município. Elas informaram que a demora no resultado se deve ao grande número de testes que o laboratório tem realizado. Assim que os resultados estiverem no município a comunidade vai saber através da Prefeitura e em seguida pela imprensa local.

 

Dez suspeitas

Durante a manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde, juntamente com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã, divulgaram uma nota oficial sobre a situação do Coronavírus em Camaquã. De acordo com a nota, agora são dez casos sob suspeita e que estão sendo investigados.

Confira a nota na íntegra:

"No dia 19 de março de 2020 as 9 horas da manhã estamos com dez casos suspeitos, foram realizadas as visitas da equipe técnica da epidemiologia do município, onde a mesma realizou a coleta em todos e a partir de sexta feira dia 20 já teremos resultados dos pacientes que foram analisados primeiramente.

Todos os pacientes que foram coletados estão sendo monitorados pela equipe técnica, se encontram em isolamento conforme orientações dos profissionais da saúde. Estamos acompanhando as pessoas que tiveram contato direto com os casos suspeitos.

As pessoas do grupo de risco são IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS, HIPERTENSOS, DIABÉTICOS, CARDIOPATAS PESSOAS COM ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS. 

MUITO IMPORTANTE OS IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS QUE SÃO O GRUPO QUE PODE DESENVOLVER A DOENÇA DE MANEIRA MAIS AGRESSIVA FICAREM EM SUAS RESIDÊNCIAS, EVITAR CONTATO FÍSICO COM OUTRAS PESSOAS, POIS OS MESMOS SÃO OS MAIS AFETADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CORONAVÍRUS. 

OS CASOS QUE APRESENTAREM OS SINTOMAS DE FEBRE COM MAIS DE 37,8°C, TOSSE, ESCARRO, CONGESTÃO NASAL OU CONJUNTIVAL, DIFICULDADE DE DEGLUTIR, DOR DE GARGANTA, CORIZA E TAMBÉM TER NOS ÚLTIMOS 14 DIAS RETORNADO DE VIAJEM INTERNACIONAL DE QUALQUER PAÍS QUE ESTEJA COM FOCO, OU TER TIDO CONTATO PRÓXIMO COM CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS.

SE VOCÊ SE ENQUADRA NOS DESCRITIVO ACIMA LIGUE PARA NOSSA EQUIPE DE TRIAGEM NOS NÚMEROS 36921 3266 E 3692 2050 QUE VAMOS ORIENTAR A CONDUTA CERTA.

NÃO PROCUREM AS UNIDADES BÁSICAS, HOSPITAL E UPA, ENTREM EM CONTATO COM NOSSA EQUIPE. 

 

Luciano Pereira Dias

Secretário Municipal da Saúde"

 

Principais notícias sobre o Coronavírus em Camaquã

Secretaria da Saúde de Camaquã investiga dez suspeitas de Coronavírus: http://bit.ly/3b7X6lD

Agência do SINE/FGTAS limita atendimentos em Camaquã: http://bit.ly/33BCsrF

Hospital e Prefeitura assinam documento de intenção para implantar UTI de combate ao Coronavírus em Camaquã: http://bit.ly/3dcMEv0

Cartório Eleitoral de Camaquã tem atendimento suspenso até o final de março: http://bit.ly/3dck5hf

ClicTV: Camaquense de 9 anos grava vídeo com dicas de prevenção ao Covid-19: http://bit.ly/2x4GD33

Farmácias de manipulação agora podem vender álcool gel: http://bit.ly/2x2bkWB

Camaquenses devem denunciar aumento abusivo do álcool gel: http://bit.ly/2IUakX5

Transporte público de Camaquã sofre alterações: http://bit.ly/3a0f61b

Camaquã tem emissão de documentos suspensa pelos próximos 15 dias: http://bit.ly/33raqz0

OMS não recomenda usar ibuprofeno para tratar Covid-19: http://bit.ly/2UccoPC

Hospital de Camaquã suspende visitas hospitalares: http://bit.ly/3a1FGaf

 

O que fazer ao apresentar sintomas em Camaquã?

No começo da manhã desta quinta-feira (19), subiram para dez as suspeitas de Coronavírus em Camaquã. A informação foi trazida pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã, que informou que o resultado dos casos investigados deve ser divulgado nos próximos dias.

De acordo com o médico Tiago Bonilha, que participou do programa Bom Dia Camaquã desta segunda-feira (16), quem tiver com sintomas de gripe e esteja desconfiado que possa ser Coronavírus deve permanecer em casa e ligar para a Secretaria de Saúde, através do número (51) 3692-3266 ou 3692-2050. A secretaria vai encaminhar um profissional que vai realizar a coleta de material para testar se a pessoa realmente está com a doença. 

Junto ao secretário Luciano Pereira Dias, ambos aconselharam que camaquenses evitem de ir até a UPA ou ao Pronto Socorro sem buscar a informação da real necessidade do atendimento. Por exemplo, um camaquense que apresente sintomas leves como dor de cabeça, resfriado, tosse ou qualquer outro sintoma de gripe, pode ser medicado e curado sem a necessidade de sobrecarregar os locais para atendimentos complexos, que poderão estar lotados caso a doença siga se espalhando. 

Acompanhe a entrevista: 

Eles ainda deixaram orientações para quais casos se deve procurar cada tipo de unidade de saúde da cidade. Durante a entrevista, ambos ainda destacaram que muitos dos cuidados essenciais para a não propagação deste e de qualquer outro vírus são extremamente simples e podem ser incorporados à rotina. Lavar as mãos com frequência, seguir a "etiqueta" adequada ao espirarr e diversos outros pontos que podem ser feitos com facilidade.

É importante destacar também que casos menos graves podem ser atendidos nas Unidade Básicas de Saúde (UBS). Caso seja apenas um resfriado, o repouso e a ingestão de líquidos pode oferecer melhoras significativas em menos de 48h. Ao final desta matéria, trazemos algumas dúvidas sobre o Covid-19, maneiras de contágios e formas de prevenção, além das diferenças da doença para resfriados e gripes mais comuns.

CORONAVÍRUS: Tire suas dúvidas e saiba como se prevenir

 

deixe seu comentário