Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • CMQ 01 010 (1)
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • globalway (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz

No último dia para biometria, camaquenses formam fila desde o começo da madrugada

Foto registrada por internauta do Clic Camaquã mostra longa fila desde o começo da madrugada junto ao Cartório Eleitoral; saiba mais


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 11/03/2020 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O prazo para o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (11) em 22 municípios gaúchos, que concentram 464 mil eleitores. Camaquã é uma destas cidades e segundo o Tribunal Regional Eleitoral, os números finais atingidos nesta data superam em 10% o esperado no início do ano. Mesmo tendo até o dia 6 de maio para regularizar seu título, os eleitores camaquenses formaram fila desde o começo da madrugada.

O registro mostra a fila de cadeiras de praia que já estava na Lancheria Saci por volta das 3h da última madrugada. No começo da manhã, a fila já havia dobrado a esquina, passando a frente da Amplisound, na rua Júlio de Castilhos.

Para fazer o recadastramento, basta comparecer a um cartório eleitoral da cidade, levando um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) avisa que quem perder o prazo, vai ter o título cancelado. Mas até o dia 6 de maio, é possível fazer qualquer regularização no documento, inclusive a biometria.

Leia também: “Dificilmente estarei em um partido que faça base com o Governo”, afirma vereador Marcelinho 

“Nesse momento tranquilidade é a palavra a ser utilizada para que as pessoas que por acaso não puderem ser atendidas amanhã, nos procurem no mês de abril para regularizar sua situação”, diz o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto.

Em Camaquã, o cartório eleitoral registrou fila em todos os dias das últimas duas semanas. A cidade, que estava entre as mais atrasadas no recadastramento, atingiu 80% de pessoas recadastradas no começo desta semana.

Na última quinta-feira (5), o juiz eleitoral de Camaquã, Felipe Valente Selistre, por hora substituindo Luís Otávio Braga Schuch, convocou uma coletiva de imprensa com os veículos camaquenses para falar sobre o tema. Assista:

Selistre destacou a grande movimentação registrada no local nos últimos dias e pediu paciência aos moradores de Camaquã. O prazo final para biometria encerra no dia 11 de março mas o calendário para a regularização do título de eleitor segue até o dia 6 de maio. Isso ocorre porque cada operação feita através da Justiça Eleitoral tem uma data limite. Após o fim da biometria e cancelamento do título de eleitor, o prazo segue aberto até 6 de maio para transferências e emissões do primeiro título de eleitor e neste prazo, é possível recorrer deste cancelamento. 

O juiz destacou o empenho do quadro de funcionários, que opera com número abaixo do que a lei determina e precisou, nas últimas semanas, trabalhas horas além do seu expediente regular. Ele destacou que, em muitos momentos, algumas pessoas acabaram se alterando, sendo necessária a presença da Brigada Militar. Ele frizou que não ocorreu nenhum prática delituosa e pediu para que os eleitores entendam a situação dos trabalhadores do Cartório Eleitoral.

Outro ponto importante da declaração feita por Selistre foi a alteração recente no provimento que regulamenta a revisão biométrica. O cruzamento de dados ocorreu nesta quarta-feira (4) e ajudará a otimizar o processo. Segundo ele, quem realizou biometria no Instituto Geral de Perícias para emissão de algum documento não precisará realizar a biometria no Cartório Eleitoral.

 

Semana de movimento

Durante a última semana, o Cartório Eleitoral de Camaquã teve cinco dias de intenso movimento. Em todas as oportunidades, a fila ultrapassou a primeira esquina, se estendendo além da Amplisound, na rua Júlio de Castilhos. Centenas de camaquenses estiveram no local para realizar o recadastramento biométrico, que vai até o dia 11 de março, podendo ser regularizado após a data até o dia 6 de maio. 

Em Camaquã, a situação é preocupante, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que divulgou novos números e a projeção atualizada do recadastramento biométrico em Camaquã. A reportagem do Clic Camaquã obteve, com exclusividade, os números atualizados. Até o momento, 79.7% dos camaquenses já realizaram o recadastramento, superando a projeção que era de aproximadamente 70%. Agora, o TRE espera que o número chegue à 80,5% até a data limite.

Leia também: Moradores do bairro Viégas relatam água com cor escura e cheiro forte 

A reportagem foi até o local e conversou com os servidores, que afirmaram que o movimento intenso tem sido registrado diariamente, com filas imensas desde o começo da manhã. Ainda segundo eles, tem sido assim nas últimas semanas, com centenas de atendimentos diários.

Outra dúvida recorrente dos internautas do Clic é em relação à necessidade ou não do recadastramento. Clique aqui e saiba se você precisa realizar a biometria. Acontece que, em alguns casos, mesmo já possuindo a biometria por outros meios (confecção de outros documentos ou utilização de outros serviços de biometria de algum esfera governamental), alguns gaúchos ainda precisarão atualizar o cadastro. A indicação é que, nestes casos, os internautas devem encarar a fila com um comprovante de residência e um documento (com foto) em mãos.

Além disso, os servidores ainda alertaram que após o horário de fechamento do Cartório Eleitoral, serão atendidas 50 pessoas que estejam no interior do local (já com as fichas) e outras 50 que estejam na fila, na parte externa do local.

Os camaquenses que não conseguirem realizar a biometria até o dia 11 de março terão o título cancelado e poderão tentar regularizar o mesmo até 6 de maio.

Whats-App-Image-2020-03-02-at-08-06-57

 

Como fazer

Os documentos necessários fazer o cadastramento biométrico são a carteira de identidade, comprovante de residência atual e o título eleitoral. O Cartório Eleitoral fica localizado na avenida Antônio Duro número 253, em frente ao Fórum.

O telefone para informações é o (51) 3671-4335. O Cartório Eleitoral fica localizado na avenida Antônio Duro número 253, em frente ao Fórum. Para reforçar o número de cadastros, o Cartório Eleitoral opera em horário especial até esta quarta-feira (26) em Camaquã, retornando ao horário normal nesta quinta-feira (27):

– De segunda à quinta, das 10h às 17h

– Sextas-feiras, das 9h às 15h

 Clique aqui e tire as principais dúvidas sobre a Biometria.

 

Biometria

O recadastramento biométrico começou em 2015 no Rio Grande do Sul. Além do recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado.

O cidadão pode acessar o site do TRE-RS e escolher o dia e o horário para atendimento no Cartório Eleitoral responsável pelo município onde mora, ou comparecer diretamente no local portando documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante atualizado de domicílio.

Quem tiver o título cancelado pode ter prejuízos como não conseguir efetuar inscrição em concurso para função pública; no caso de ser servidor público, não receber salário; não obter passaporte, carteira de identidade ou empréstimos, entre outras restrições. O Cartório Eleitoral fica localizado na avenida Antônio Duro número 253, em frente ao Fórum.

ClicTV: Camaquenses podem regularizar título de eleitor até 6 de maio

Além de ter o título cancelado, o eleitor que não se regularizar também não poderá inscrever-se em concursos públicos, obter empréstimos em bancos estatais, tirar passaporte e demais documentos e matricular-se em escolas públicas. Servidores públicos, inclusive, deixam de receber salários.

Durante o começo de 2020, o Cartório Eleitoral de Camaquã, que pertence à 12ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, teve um incremento considerável no seu número de atendimento. Os eleitores camaquenses lotaram o espaço localizado na avenida Antônio Duro e formaram longas filas ao longo das últimas semanas. O motivo? Aqueles que não realizarem o recadastramento biométrico até o dia 11 de março, terão seu título de eleitor cancelado e não poderão votar.

Além disso, os eleitores que não tiverem seu título regularizado, não poderão assumir cargos públicos até o próximo calendário eleitoral, após as eleições municipais que ocorrem em outubro. Durante os últimos dias a reportagem do Clic Camaquã registrou diversos momentos de intenso movimento no local.

Apesar do acréscimo, o comparecimento correspondeu à apenas 4% dos eleitores camaquenses. O número de eleitores recadastrados passou de 30.126 (59,59%) para 31.844 (63%). A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado é que 33% dos eleitores camaquenses percam o direito ao voto no dia 11 de março.

Segundo o TRE-RS, para o cadastramento é necessário apenas levar documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante de residência. Homens também precisam levar o certificado de alistamento militar. 


  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • 970×90
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • globalway (1)