Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • cq-01
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19

2020 teve o janeiro mais quente da história, aponta agência americana

Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos destaca tendência de aquecimento global; registro acende alerta para crise climática


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 13/02/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A principal agência de registros atmosféricos dos Estados Unidos confirmou, nesta quinta-feira (13), que 2020 teve o janeiro mais quente da história. A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês) faz o registro de temperatura há 141 anos.

No início de fevereiro, o serviço europeu Copernicus já havia anunciado esse recorde de temperatura. O novo marco é apenas o mais recente de uma série de recordes climáticos quebrados nos últimos anos. A Agência divulgou que o janeiro de 2020 é o 44º consecutivo que registra a temperatura acima da média. Além disso, considerando todos os meses do ano, janeiro de 2020 foi o 421º acima da média do século XX.

A temperatura, considerando a registrada em terra e no mar, foi 1,13ºC acima da média registrada em todo o século XX. Os registros da Noaa apontam que a Terra segue em aquecimento, o que acende alerta para a crise climática, apontada por muitos especialistas como um dos maiores problemas que a humanidade vai enfrentar no século XXI.

Considerando-se o Hemisfério Sul, a agência mostra 0,78ºC acima da média – seu segundo mês de janeiro mais quente já registrado, atrás apenas de 2016. Outro dado que aponta uma tendência de aquecimento do planeta mostra que os quatro meses de janeiro mais quentes são os de 2016 para cá. Quando se recortam os dez maiores registros, observa-se que eles se deram após 2002, segundo a Noaa.

Foto de arquivo mostra uma vista aérea de grandes icebergs flutuando enquanto o sol nasce perto de Kulusuk, na Groenlândia. A Groenlândia está derretendo mais rapidamente na última década e, neste verão, viu dois dos maiores derretimentos já registrados desde 2012.  — Foto: Felipe Dana/AP

Foto de arquivo mostra uma vista aérea de grandes icebergs flutuando enquanto o sol nasce perto de Kulusuk, na Groenlândia. A Groenlândia está derretendo mais rapidamente na última década e, neste verão, viu dois dos maiores derretimentos já registrados desde 2012. — Foto: Felipe Dana/AP

 

Os principais eventos climáticos de janeiro de 2020 

A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) destacou alguns dos principais acontecimentos climáticos do mês de janeiro: 

  • Temperaturas recordes: em partes da Escandinávia, Ásia, Oceano Índico, Oceano Pacífico central e ocidental, Oceano Atlântico e América Central e do Sul. Nenhuma área terrestre ou oceânica apresentava temperaturas recorde em janeiro.
  • Redução do registro de geleira marinha: A extensão da cobertura de gelo do mar Ártico ficou 5,3% abaixo da média de 1981 a 2010. A cobertura antártica de gelo marinho durante janeiro ficou 9,8% abaixo da média e empatou com janeiro de 2011 como o décimo menor índice já registrado.
  • Diminuição da cobertura de neve: A cobertura de neve do Hemisfério Norte estava abaixo da média de 1981 a 2010. Janeiro de 2020 registrou a 18ª menor cobertura de neve em janeiro em 54 anos.

 

O que é Aquecimento Global

O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão responsável por estudos sobre o aquecimento global, acredita que o cenário para as próximas décadas é de temperaturas ainda mais altas.

Estudo recente, de 2017, indica que são de 90% as chances do aumento das temperaturas médias, no século XXI, para valores entre 2 a 4,9 °C. Um aumento de 2 °C já resultaria em graves e irreversíveis problemas ambientais. Por isso, o aquecimento global é considerado um problema ambiental urgente e com graves consequências para a humanidade.

Porém, o tema ainda é controverso. Para alguns cientistas, o aquecimento global é uma farsa. Eles argumentam que a Terra passa por períodos de esfriamento e aquecimento, o que seria um processo natural.

 

Efeito Estufa e Aquecimento Global

Banhistas aproveitam domingo de sol e calor nas piscinas do Sesc Belenzinho, na zona leste da cidade de São Paulo. 26/01/2020 -  — Foto: Cris Faga/Estadão Conteúdo

Banhistas aproveitam domingo de sol e calor nas piscinas do Sesc Belenzinho, na zona leste da cidade de São Paulo. 26/01/2020 – — Foto: Cris Faga/Estadão Conteúdo

O fenômeno natural do efeito estufa está intimamente ligado às mudanças climáticas que ocorrem no planeta Terra. O efeito estufa apesar de relacionado com o aquecimento global, é um processo que garante que a Terra mantenha a temperatura adequada para a vida. Sem ele, o planeta seria muito frio, a ponto de muitas formas de vida não existirem.

O problema está no aumento da emissão de gases poluentes, os chamados gases de efeito estufa. Eles se acumulam na atmosfera e com isso, há uma maior retenção de calor da Terra.

O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.

É importante destacar que o aumento da emissão de gases de efeito estufa é resultado das atividades humanas. Esse processo iniciou no século XVIII, com a Revolução Industrial e perdura até os dias de hoje.

Entenda as relações e diferenças entre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global.

Os gases de efeito estufa são:

  • Monóxido de Carbono (CO)
  • Dióxido de Carbono (CO2)
  • Clorofluorcarbonos (CFC)
  • Óxido de Nitrogênio (NxOx)
  • Dióxido de Enxofre (SO2)
  • Metano (CH4)

 

Causas

A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa.

Estimativas sugerem que as emissões de gases do efeito estufa, em decorrência de atividades humanas, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004.

Existem várias atividades que emitem esses gases, as principais são:

  • Uso de combustíveis fósseis: A queima de combustíveis fósseis usados em automóveis movidos a gasolina e óleo diesel libera dióxido de carbono, considerado o maior responsável pela retenção de calor.
  • Desmatamento: O desmatamento além de destruir grandes áreas de floresta, também libera gases de efeito estufa.
  • Queimadas: A queima da vegetação libera quantidades significativas de dióxido de carbono.
  • Atividades Industriais: As indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis também são responsáveis pela emissão de gases poluentes. Essa situação compreende a maior parte da emissão de gases de efeito estufa em países desenvolvidos.

 

Consequências

Como vimos, os gases poluentes formam uma espécie de “cobertor” em torno do planeta. Eles impedem que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe para o espaço.

O aquecimento global provoca uma série de alterações no planeta, das quais as principais são:

  • Mudança na composição da fauna e da flora em todo o planeta.
  • Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas.
  • Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações.
  • Extinção de espécies.
  • Desertificação de áreas naturais.
  • As secas poderão ser mais frequentes.
  • As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.

Aquecimento Global

Foto no Alasca que mostra a diferença da paisagem nos anos de 1909 e 2004

As regiões congeladas estão sob maior pressão do aquecimento global, devido à elevação da temperatura superior à média mundial. O derretimento das calotas polares já é uma realidade e os impactos negativos na região já podem ser observados.

Os animais que vivem nas regiões congeladas e sofrem com as consequências do aquecimento global são o pinguim, a baleia orca e a baleia franca. Além disso, pesquisadores apontam que esta também seja uma possível causa da extinção do mamute.

 

Aquecimento Global e o Brasil

No Brasil, a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa é originária da queimada e derrubada de florestas, especialmente na Amazônia e Cerrado. Essa situação o torna um dos países mais poluidores do mundo.

Entretanto, o Brasil figura como um dos líderes mundiais nas discussões para diminuir os efeitos do aquecimento global. O maior potencial do país para redução da emissão de gases do efeito estufa é a redução do desmatamento.

A preocupação com as mudanças climáticas é mundial. Por isso, vários acordos internacionais já foram firmados com o objetivo de reduzir as emissões de gases poluentes.

O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional assinado, em 1997, na cidade de Kyoto, no Japão. Ele tem a finalidade de alertar para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global. Para isso, os países se comprometeram em reduzir o volume de gases lançados na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono.


  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111