Economia

Mercado e Açougue da Família recebe novilho da raça Wagyu

Durante essa semana, o açougue recebeu um novilho da raça Wagyu, o qual possui uma das carnes mais macias, saborosas e valorizadas do mundo
13/02/2020 - 14h:04min - Fonte:

O Mercado e Açougue da Família recebeu novas peças de novilho da raça Wagyu. A raça possui uma das carnes mais macias e saborosas do mundo.

Segundo os proprietários, é a primeira vez que um açougue de Camaquã oferece essa carne. A carne apresenta excelente marmoreio. Confira e venha buscar o seu pedaço. Esse prazer é para poucos! Saiba como preparar:

Não dá pra perder! Vá até o Mercado e Açougue da Família, na rua Teodolino Gomes de Andrade, 135, bairro Jardim do Forte, próximo à Prainha. O telefone para contato é o (51) 99506-8585.

 

A carne Wagyu

O Wagyu é originário do Japão e foi formado por raças trazidas pelos japoneses aproximadamente em 1900. Raças como Simental, Pardo Suíço e Ayshire foram cruzadas e sofreram melhoramento genético devido ao isolamento da região, e em 1944 a raça Wagyu foi oficialmente denominada.

A princípio, esses animais chegaram no país do sol nascente com a função principal de servir como tração nos campos de arroz como mostramos a você neste textoCom o tempo, sua carne foi ganhando fama pelo sabor e o aspecto parecido com mármore. Isso transformou a carne do Wagyu em uma das mais desejadas do mundo!

Saiba como chegar no Mercado e Açougue da Família:

 

O ambiente de criação é stress-free

Os produtores japoneses são extremamente cuidadosos na criação desses animais. Os bovinos desta raça têm um tratamento especial que inclui massagem, música clássica, curral aquecido e alguns até bebem cerveja!

Todo a atenção é para garantir o que os pecuárias chamam de ambiente stress-free, ou seja, um local livre de estresse para os animais.

Os bezerros , assim que nascem, já recebem atenção especial. Nos primeiros anos de vida eles são criados pastando livremente, e na fase adulta são alimentados com uma formulação especial de grãos que pode incluir até 15 ingredientes que vão de azeitonas a derivados de cerveja.

Esses animais nunca recebem aditivos químicos que reduzem o tempo de produção para o abate. O objetivo é para garantir que o sabor e a qualidade carne não sejam afetados.

O tempo, a dedicação e os cuidados na criação é que irão refletir nas características tão peculiares da carne.

 

A carne é mais saudável

Outra característica do Wagyu e que ajudou a carne a ganhar fama pelo mundo é que se trata de uma carne mais saudável, devido ao tipo de gordura presente nela.

A carne Waguy tem gordura rica em ômega-3 e ômega-6 e seu marmoreio contém gorduras não-saturadas, conhecidas como “gorduras boas”, além de baixa concentração de gordura saturada.

Nos churrascos de domingo a rainha das carnes é a picanha, peça considerada uma carne de primeira por sua maciez e a porção de gordura.  Mas mesmo a melhor das picanhas não alcança a maciez e a explosão de sabor proporcionadas pelo Wagyu, e esse é um dos motivos do valor extremamente elevado da carne.

O outro fator que interfere no valor dela é o sistema de produção. Diferente de outros animais criados em grandes extensões, o Wagyu demanda uma atenção especial e alto investimento do produtor, o que também justifica sua fama de carne mais cara do mundo.

 

Grau de marmoreio vs valor do produto

O Kobe Beef, ou seja, um boi produzido em Kobe, no Japão, pode ter sua carne vendida por até mil dólares o quilo, uma iguaria acessível a poucos sortudos!

O valor se justifica, dado que a carne é qualificada conforme o grau de marmoreio de gordura entremeada. No Japão a classificação vai de 1 a 12 e serve como referência para precificar o produto.

No Brasil a escala vai de 1 a 8 e não há variação de preço conforme a classificação da carne. Normalmente, em grandes restaurantes, um prato à base de Wagyu pode custar entre R$ 150,00 a R$ 220,00. Lembrando que esse é o valor de somente um pedaço.

 

O segredo do marmoreio

É claro que há carnes sem marmoreio e que são extremamente macias, mas não há dúvidas de que ele aumenta a maciez, isso sem falar no aspecto atraente proporcionado pela gordura e no sabor, que são outros grandes diferenciais de uma carne com marmoreio!

A generosa porção de gordura que a carne possui proporciona um sabor extremamente agradável ao paladar. Por essa razão a carne com grande nível de marmoreio, como é o caso do Wagyu, ganha cada vez mais espaço em grandes restaurantes pelo mundo.

Abaixo você confere uma ilustração dos níveis de marmoreio na carne bovina:

Níveis de marmoreio na carne bovina - Wagyu

 

deixe seu comentário