Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)

URGENTE: “Jiboião” passa por avaliação e poderá ser internado em breve

Após pedido de familiar junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o famoso andarilho camaquense passou por avaliação psiquiátrica nesta sexta-feira (13)


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 13/12/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na manhã desta sexta-feira (13), o famoso andarilho camaquense conhecido como “Jiboião” passou por avaliação psiquiátrica. Após solicitação de um familiar junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o mesmo foi avaliado e deve ter seu destino definido nos próximos dias.

A reportagem entrou em contato com envolvidos no processo de avaliação e condução do mesmo para uma clínica especializada. Segundo eles, a dificuldade maior encontrada neste caso é para conseguir um leito, tendo em vista que a “briga” por vagas é muito grande.

Apenas nesta sexta-feira (13), outros 12 casos semelhantes de internação foram registrados apenas em Camaquã. Na cidade, não há capacidade para atender a todos e a tendência é de que o mesmo deva aguardar por uma vaga em Porto Alegre para tratamento.

Nas últimas semanas, Jiboião protagonizou diversas confusões em Camaquã, gerando grande repercussão e discussões em redes sociais, sendo tema de cobranças por partes de moradores e vereadores.

Na manhã do dia 26 de novembro, o comentarista Danilo Beltrami esteve presente no programa Bom Dia Camaquã, apresentado pelo jornalista Eduardo Costa. Ele falou sobre o “Caso Jiboião”. Segundo o comentarista, é possível perceber como é falho o nosso estado, seja os municípios, os estados da federação e a própria União. 

Leia mais: “Jiboião” causa nova confusão na Faixinha e quase é esfaqueado

Beltrami afirmou que Jiboião é uma pessoa doente, que circula pelas zonas urbana e rural da cidade, incluindo BR-116. “Não tem uma atitude do poder público para conduzir este cidadão, que é uma pessoa doente, a uma instituição para acolhê-lo e tratá-lo. Para proteger ele e a sociedade”, falou Beltrami.

De acordo com o comentarista, o caso do Jiboião ainda não foi solucionado porque não se tem vaga em lugar nenhum que poderia receber o indivíduo. “Nós não temos vagas nos presídios, não temos vagas nos hospitais psiquiátricos”, disse Beltrami. De acordo com o comentarista, o problema de excesso de pessoas nessas instituições, poderia ser resolvido através de medidas de prevenção, e não de repressão.

 

Fogo em pilha de lixos

Durante a tarde desta segunda-feira (25), o andarilho conhecido como Jiboião causou nova confusão próximo ao Centro de Camaquã. Segundo moradores da rua Manoel da Silva Pacheco, ele ateou fogo contra uma pilha de lixo e entulhos ao lado do Estádio Coronel Sílvio Luiz.

Os moradores relataram que a pilha incendiada estava ao lado de um veículo, que por sua vez estava estacionado no local.

Ainda de acordo com os moradores, as chamas foram contidas com o uso de baldes d’água e areia, não causando nenhum dano no veículo.

 

Briga na Faixinha

Na tarde do dia 13 de novembro, o andarilho conhecido como Jiboião protagonizou mais uma confusão na avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, a Faixinha. Segundo populares, o mesmo quase foi esfaqueado após arremessar bebida contra uma mulher.

O caso aconteceu em frente a um posto de gasolina e chamou a atenção da Brigada Militar, que passa pelo trecho no momento e precisou intervir.

Segundo relato de testemunha, uma mulher não identificada transitava pela via, quando o mesmo arremessou o conteúdo de uma garrafa de cachaça contra ela, que se revoltou e partiu para cima do ardarilho, empunhando uma faca.

O efetivo da Brigada interviu e separou a “briga”. A mulher foi desarmada e ambos foram liberados logo em seguida.

 

Internautas pedem internação

No final da tarde do dia 12 de novembro, uma reportagem exclusiva do Portal Clic Camaquã mostrou a ação da Força Tática da Brigada Militar no Centro de Camaquã, resultando na detenção do conhecido andarilho “Jiboião”.  Pouco mais de uma hora após a condução do mesmo ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida, ele foi liberado e já está de volta às ruas.

Ele foi visto por volta das 20:10 em frente ao Centro de Compras Roxo. Pelas redes sociais, a reportagem foi amplamente compartilhada e teve mais de dez mil visualizações em duas horas. Os populares cobram uma posição dos órgãos competentes para que algo seja feito antes que o indivíduo possa machucar alguém.

O sargento da Brigada Militar, Gilmar Zacher, afirmou que o mesmo foi contido, medicado e logo depois, liberado. De acordo com a legislação brasileira, o Poder Judiciário é o único que possui autoridade para conduzir processo de internação “forçada”.

Os internautas do Clic pedem que o mesmo seja preso ou internado para tratamento. A internação compulsória, que está prevista na Lei 10.216/2001, acontece quando o dependente é internado contra a sua vontade a pedido de um terceiro, que normalmente é um membro da família.

A internação também pode ser realizada com uma ação judicial que acontece independentemente do dependente químico ou terceiros, sendo possível apenas nos casos em que um juiz define o pedido ou quando um profissional da saúde analisa a condição física e mental, decidindo pela internação.

 

Confusão no Centro de Camaquã

No final da tarde de terça-feira (12), a Força Tática do 30º Batalhão de Polícia Militar realizou ação no Centro de Camaquã, restando detido o indivíduo conhecido como “Jiboião”, famoso andarilho camaquense. Segundo o Sargento Gilmar Zacher, a ação ocorreu após denúncia de populares que relataram importunação do indivíduo, fato já recorrente.

A ação ocorreu na esquina do Clic Camaquã, no cruzamento da avenida Olavo Moraes com a rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade. A reportagem do Clic Camaquã esteve no local e conversou com o sargento Zacher (veja abaixo), que relatou o ocorrido.

Durante o relato, o sargento citou ainda um fato ocorrido que foi noticiado com exclusividade pelo portal Clic Camaquã em que o mesmo indivíduo atacou um ônibus com estudantes.

 

O ataque a ônibus escolar

Na tarde de quarta-feira (6), um grupo de estudantes camaquenses entrou em contato com a redação do Clic Camaquã para relatar momentos de pânicos vividos por volta do meio dia. Os alunos do Instituto Cônego Luiz Walter Hanquet e do Colégio Sete de Setembro relataram um ataque que teve seu ônibus escolar como alvo.

Segundo os estudantes que fazem o trajeto entre a sede de Camaquã e a localidade do Banhado do Colégio diariamente, o ônibus da empresa JBC foi atacado por um homem conhecido popularmente como “Jiboião”.

O fato ocorreu por volta das 12h, junto à rótula de acesso sul de Camaquã, nas proximidades do Centro de Distribuição da Pompéia.

Clique aqui e leia esta matéria completa.

 

Ataque de fúria

Foto: Internauta/ Clic Camaquã

A reportagem do Clic Camaquã recebeu relatos de que o mesmo homem tem agido de forma semelhante com veículos e pessoas nos últimos dias. No mesmo dia do ocorrido no Centro de Camaquã, informações dão conta de que o indivíduo arremessou uma garrada de água no parabrisa de um veículo que se deslocava pela BR-116, próximo ao quilômetro 397, junto ao Posto Sim.

Já durante a tarde da quarta-feira (6), diversos moradores do bairro Viégas relataram que o mesmo estava na Faixinha depredando lixeiras, paradas de ônibus e placas, além de estar realizando ameaças contra populares.

Pela descrição, o homem que protagonizou a situação é o mesmo que quebrou a vitrine de uma loja e a janela de um carro no último sábado. 

Clique aqui e leia mais.


  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • cq-01