Últimas Notícias

Prefeitura de Arambaré divulga nota de esclarecimento após polêmica com eucaliptos

Segundo a Prefeitura, árvores ofereciam risco para a rede elétrica; confira a nota e a denúncia feita por moradores
08/11/2019 - 14h:53min - Fonte: Prefeitura de Arambaré

No começo da tarde desta sexta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Arambaré divulgou nota de esclarecimento sobre reclamações e denúncias feitas por moradores sobre o corte de árvores na beira da Laguna dos Patos (veja abaixo). A nota fui publicada pelo Facebook da Prefeitura de Arambaré e relata que as árvores ofereciam riscos à rede elétrica do local.

Confira a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Arambaré vem em nota esclarecer os fatos elencados em vídeo vinculado nas redes sociais.

Devido a solicitação de moradores e ao risco que os eucaliptos representam para a rede elétrica, residências e pedestres que ali circulam, o Governo Municipal contratou os Bombeiros Civis para executar a autorização da Coordenadoria de Meio Ambiente de número 32/2019, para a poda de eucaliptos localizados na orla da praia, com suas respectivas condicionantes, dentre elas o cuidado com o manejo de ninhos existentes no local.

Os Bombeiros estão realizando o serviço desde o mês de setembro tomando o cuidado de operacionalizar apenas em condições climáticas favoráveis, e neste período em nenhum momento foi constatado empecilhos relacionados aos ninhos, pois a fiscalização ambiental em diversas vezes esteve no local realizando o acompanhamento dos trabalhos. Em virtude das intempéries que atingiram o nosso município e região, a Coordenadoria de Meio Ambiente recebeu informações do setor de Obras e Defesa Civil de áreas impactadas pelo acúmulo de água, como estradas, rompimento de açudes, podas e supressões de emergência assim como a retirada de famílias atingidas em situação de risco, fatos esses que interferiam diretamente no cronograma de execução.

Também recebeu esta Coordenadoria relatório dos Bombeiros Civis de que haviam ninhos caídos, em vistoria, verificou-se a queda dos mesmos, e que, encontravam-se próximos aos exemplares cortados, também foi observado mais ninhos caídos próximo ao Parque Municipal de Eventos onde não está sendo realizado o serviço de poda.

Vale ressaltar que devido ao trabalho imprescindível que o Corpo de Bombeiros realiza, os ninhos em questão são cuidadosamente retirado e realocados em outras árvores tendo como princípio a preservação da fauna local.
Esclarecemos a população que não temos motivos ou provas para acatar a denúncia realizada por rede social, uma vez que o trabalho realizado pelos Bombeiros Civis de Arambaré é sério e de extrema qualidade."

 

Confira a denúncia feita por moradores:

deixe seu comentário