Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • globalway (1)
  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494

Chuva causa estragos em 29 municípios e obriga mais de 300 pessoas a deixarem suas casas

Camaquã, Arambaré, Cristal, Chuvisca e Tapes foram os principais atingidos na região. Até as 12h desta quinta-feira, 214 mil imóveis estavam sem luz no Estado


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 31/10/2019 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Conforme o último levantamento da Defesa Civil, divulgado no final desta manhã desta quinta-feira (31), subiu de 13 para 27 o número de municípios atingidos pelos temporais em vários pontos do Estado (veja a lista abaixo). Uma das cidades afetadas é Porto Alegre, que sofreu danos principalmente no bairro Lami, na Zona Sul

Em relação à falta de energia elétrica, até as 12h, eram 214 mil pontos sem luz no Rio Grande do Sul. O balanço da Defesa Civil, que compreende dados desde a última terça-feira (29), revela ainda que 6.857 pessoas foram atingidas, das quais mais de 300 tiveram de deixar suas casas. Ao todo, são 20 desabrigadas (levadas a abrigos públicos), em Dom Pedrito, e 286 desalojadas (abrigadas na casa de amigos ou parentes), a maioria em São Gabriel.

A Defesa Civil contabiliza 1.547 locais atingidos, sendo a maioria residências, mas há também prédios públicos como escolas, quartel da Brigada Militar, delegacia de polícia, entre outros. Os municípios foram atingidos por chuva intensa, alagamentos, granizo, vendaval e enxurrada, sendo cinco com situação de emergência decretada: Ibarama, Santana do Livramento, Bagé, São Gabriel e Dom Pedrito.

Clique aqui e confira a galeria de fotos enviadas pela audiência do Clic na região.

Entre a noite de quarta-feria e a madrugada desta quinta-feira, Lagoa Vermelha registrou vários problemas. Segundo a Defesa Civil, há relatos de postes de iluminação danificados, casas destelhadas, inclusive parte do hospital, pontos sem energia elétrica e bombeiros realizam atendimentos em vários bairros.  

A Defesa Civil alerta para previsão de chuva forte, rajadas de vento, ocorrência de raios e queda granizo no norte e no noroeste do Estado nesta quinta-feira. O órgão disponibiliza o telefone 199 para emergências.

Image

 

Municípios atingidos 

  • Santana do Livramento – Vendaval e alagamentos 
  • Dom Pedrito – Vendaval 
  • Bagé – Vendaval 
  • Cachoeira do Sul – Vendaval 
  • Piratini – Granizo 
  • Canguçu – Granizo 
  • Santa Maria – Vendaval e chuvas intensas
  • São Gabriel – Vendaval e alagamentos 
  • São Pedro do Sul – Vendaval 
  • Arroio do Tigre – Enxurrada e granizo 
  • Formigueiro – Chuvas intensas e alagamentos 
  • Porto Alegre – Vendaval e granizo 
  • Montenegro – Vendaval 
  • Dilermando de Aguiar – Vendaval 
  • Ibarama – Chuvas intensas e alagamentos 
  • Pinhal Grande – Enxurrada 
  • Gramado – Vendaval 
  • Cristal – Alagamentos 
  • Camaquã – Alagamentos e vendaval
  • Lagoa Vermelha – Vendaval 
  • Capão do Leão – Chuvas intensas 
  • Santana da Boa Vista – Chuvas intensas 
  • Jacuizinho – Chuvas intensas 
  • Gramado Xavier – Granizo 
  • Doutor Ricardo – Enxurrada  
  • Tapes – Alagamento e vendaval
  • Chuvisca – Alagamento

Pâmela Lilge / Divulgação

Em Canguçu, ponte caiu devido à cheia de arroio. Foto: Pâmela Lilge / Divulgação

 

Rios 

A Defesa Civil informou que há registro de rios com elevação do nível da água, mas nenhum que tenha transbordado e atingido residências. Há alerta, até as 13h, para apenas um afluente do Rio Uruguai, no município de Quaraí, na Fronteira Oeste. Além disso, outros quatro estão sendo monitorados no Estado por estarem no chamado estágio de atenção. 

 

Energia Elétrica

Em relação à energia elétrica, o número de pontos atingidos diminuiu no final desta manhã. Eram pouco mais de 227 mil locais por volta das 8h, montante que passou para cerca de 214 mil logo depois das 11h

A CEEE divulgou novo balanço neste último horário com uma redução em 13 mil pontos. As áreas mais atingidas foram as regiões Centro-Sul, Campanha e Sul. 

Já a RGE segue com o número de 170 mil pontos sem energia elétrica, com a Serra e o Norte, região do Planalto, sendo as áreas mais atingidas. Um novo balanço deve ser atualizado nas próximas horas.

 

Nota da Defesa Civil

Na manhã desta quinta-feira (31), a Defesa Civil de Camaquã emitiu nota ressaltando os trabalhos que estão sendo realizados por toda a cidade após forte temporal que atingiu a região. O coordenador Jair Martins, também vice-prefeito e secretário da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social de Camaquã, informou que os agentes estão trabalhando incansavelmente para amenizar os problemas ocasionados pelas chuvas e ventos ocorridos nos últimos dias.

Há uma força tarefa que compõe a Defesa Civil, Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

Qualquer solicitação de emergência ou informação, ligue para o fone 3671.5463, número disponível pela Defesa Civil para atendimentos e orientações.

 

Vendaval derruba casa

Durante a tarde desta quarta-feira (30), forte ventania atingiu a região de Camaquã e ocasionou a destruição de uma residência no interior de Camaquã. A residência fica na localidade de Faxinal dos Ramires e teve seu telhado destruído, ocasionando também a perda de vários móveis e eletrodoméstico.

No momento do desabamento, uma mulher estava na casa com seus dois filhos, de nove e um ano de idade, respectivamente. As vítimas não se feriram. O desabamento também atingiu uma estufa de fumo, causando prejuízo para a família de fumicultores.

Vários familiares e amigos das vítimas estão realizando campanhas através das redes sociais com o objetivo de arrecadar doações. Interessados em ajudar podem entrar em contato através do telefone (51) 99739-4231.

Confira as fotos enviadas por internauta do Clic Camaquã:

76611055-2486044461481605-5399765723574697984-n

Nas últimas 72h, a cidade de Camaquã foi atingida por forte temporal que causa grandes estragos na zona urbana e no interior de Camaquã. Através das redes sociais, os moradores relataram árvores arrancadas, interrupção de estradas, falta de energia e diversos problemas ocasionados pelos ventos e fortes chuvas.

Clique aqui e confira a galeria de fotos enviadas pelos internautas do Clic Camaquã.

Na noite desta quarta-feira (30), o internauta Ronaldo Medeiros registrou a situação da rua Júlio de Castilhos no bairro Hípico, junto à Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC). Confira:

No interior de Camaquã, a moradora Noemi relatou situação de calamidade na Estrada da Capororoca (veja abaixo). A via é um dos principais acessos a escola Otaciano de Oliveira, umas das nove escolas que tiveram as aulas canceladas nesta quinta-feira (31).

Confira as escolas que não terão aula nesta quinta:

– Vicente Garcia
– Boaventura Cardoso da Silva
– Alfredo Jacobsen
– Otto Laufer
– Mário Centeno Crespo
– Otaciano de Oliveira
– 15 de Novembro
– Santo Antônio

– Rui Barbosa

 

O temporal chegou a interromper o trânsito na ERS-350, entre Chuvisca e Camaquã. Uma árvore foi arrancada e ficou sobre a via, sendo necessária a ação de equipes para a retirada do tronco.

O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (30) e no momento, o trânsito já foi liberado em ambos os sentidos. Confira a imagem desta ação, também registrada por um internauta do Clic:

Whats-App-Image-2019-10-31-at-08-35-53-2

 

Quinta-feira de estragos

No começo da tarde desta quarta-feira (30), a queda de telhas de zinco do depósito de uma empresa deixou o Centro de Camaquã sem luz. Para retirar os objetos, equipes da Companhia Estadal de Energia Elétrica (CEEE) precisaram interromper o fornecimento.

A reportagem do Clic Camaquã percorreu o Centro da cidade e mostrou sinaleiras desligadas e o estrago causado pelo vento. Boa parte do comércio precisou fechar as portas devido à falta de energia elétrica.

A reportagem ainda mostrou uma árvore que caiu com a força do vento a cerca de 100m do local onde a telha de zinco foi levantada e caiu sobre os fios. Confira o vídeo:

 

Alagamentos

Após fortes chuvas, internautas enviaram diversos vídeos mostrando alagamento nos bairros Maria da Graça, Jardim do Forte, Hípico e Floresta na manhã desta quarta-feira (30). Um dos casos mais graves é o da rua Alegrete, em frente ao Posto de Saúde Washington Brose.

Segundo os funcionários, veículos de pequeno porte não conseguem transitar pelo trecho alagado. Eles ainda relataram que foi necessária a utilização de uma via de acesso alternativa no prédio.

Confira os vídeos gravados pelos funcionários no local e por outros moradores nos bairros Jardim do Forte e Hípico:

 

Destruição em Camaquã

Na manhã desta terça-feira (29), um forte temporal atingiu a região de Camaquã, deixando rastro de destruição e assustando moradores. Em pelo menos cinco bairros, moradores relataram a interrupção no fornecimento de energia elétrica logo após fortes ventos e tempestade elétrica.

Nos bairros Oliveira, Hípico, Getúlio Vargas, Olaria e São José foi registrada a falta de luz que se estende desde a chegada do temporal. Moradores do interior de Camaquã, Cristal, Arambaré, Tapes, Cerro Grande do Sul e Sentinela do Sul também relatam queda de granizo e falta de energia elétrica.

A reportagem do Clic Camaquã entrou em contato com moradores do bairro Getúlio Vargas que relataram a queda de árvores e postes durante o ocorrido. A moradora do bairro Getúlio Vargas que registrou queda de uma árvore relatou que diversos fios se romperam durante o ocorrido, o que pode ter ocasionado o problema.

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa.

Moradores de diversos bairros ainda relataram problemas no sinal de TV digital e Internet. No interior, diversos relatos de moradores também dão conta de falta de energia elétrica e problemas nos serviços de televisão e telefonia.

Segundo informações, alguns motoristas ficaram cerca de 15 minutos parados na ERS-350, no trecho entre Camaquã e Chuvisca. Eles relataram que uma árvore de grande porte caiu e bloqueou o trânsito em ambos os sentidos na localidade de Passo da Mangueira. Após a remoção da árvore, o fluxo de veículos flui normalmente.

 

A chegada da chuva

A tempestade chegou por volta das 9:30 e diversos moradores enviaram fotos para a redação do Clic Camaquã com registros da chuva. Confira os registros e envie os seus através dos comentários:


  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • cq-01
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)