Educação e Cultura

Estudantes camaquenses participam de competição de Robótica em Rio Grande

Thiarles Leite, Theo Koslowski e Michael Schwalm, alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSul Camaquã, desenvolveram dois robôs que irão competir em evento no campus da FURG, em Rio Grande
21/10/2019 - 15h:09min - Fonte:

Na manhã desta segunda-feira (21), a entrevista do dia do programa Bom Dia Camaquã foi com os alunos Thiarles Leite, Theo Koslowski e Michael Schwalm, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Camaquã. Os alunos foram entrevistados pelo jornalista Eduardo Costa e falaram sobre o desenvolvimento de dois robôs que irão competir em evento no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Juntamente com dois alunos do curso técnico em Automação Industrial, os alunos foram incumbidos de contruir dois robôs que devem se comunicar entre si e completar tarefas conjuntas de maneira totalmente autônoma.

Conforme os alunos, será simulada uma linha de gasoduto que apresenta problemas e a partir de sinistros determinados, os robôs terão de completar a tarefa. Segundo os alunos, o objetivo desta competição é criar robôs que façam funções que tem grande incidência de acidentes. Os alunos ainda detalharam o processo de construção e programação de ambos os robôs.

Leia também: Prêmio Prime 2020 acontece no dia 10 de julho no Jardins

Segundo eles, a maior dificuldade é estabelecer a comunicação entre ambos os robôs para que a mesma seja feita sem falhas. Eles destacaram que a comunicação precisa ser perfeita ou todo o restante do projeto estaria comprometido.

Confira a entrevista completa a partir de 30min de transmissão:

deixe seu comentário