Gastronomia

Receita do dia: Fondue de chocolate é opção de sobremesa para dias de frio

Todo mundo pode saber do seu talento! Envie suas sugestões de receitas para o Clic
23/08/2019 - 10h:50min - Fonte: Debora Ramos

O fondue de chocolate é uma sobremesa perfeita para dias mais frios. Versátil, pode ser feito com uma grande variedade de guloseimas - creme de avelã, leite ninho, bolinhos, marshmallows e bolachas wafer são algumas delas. Mas a receita pode incluir também frutas picadas, como morango, banana e melão. As possibilidades são infinitas e a criatividade é quem manda nessas situações.

 

Outra vantagem das receitas é que normalmente são práticas e rápidas de se fazer. Portanto, não exigem um conhecimento avançado na cozinha - mas é claro que para se atingir um sabor parecido com a sobremesa oferecida tradicionalmente nos restaurantes é necessário muito treino.

 

Se você quiser uma receita simples e barata, uma boa alternativa é se espelhar no fondue de chocolate do restaurante  Hannover. Ela corresponde a uma porção e pode servir até duas pessoas. Os ingredientes são os seguintes:

 

150 gramas de chocolate ao leite em raspas

150  gramas chocolate meio amargo em raspas

50 ml de creme de leite fresco

A gosto • morango picado

A gosto • banana picada

A gosto • abacaxi picado

A gosto • laranja picada

A gosto • melão picado

 

Para preparar, basta colocar os chocolates amargo e ao leite em raspas na panela para derreter em banho-maria. Em seguida, basta acrescentar o creme de leite e mexer sem parar em fogo baixo até formar uma mistura consistente. Depois desse processo, coloque o creme em uma panela própria de fondue para manter a temperatura. Sirva com as frutas e, se preferir, acrescente acompanhamentos como bolachas wafer e marshmallows.

 

Se você é fã da combinação entre leite em pó e creme de avelã, saiba que também há uma versão em fondue. O preparo é rápido e só leva 30 minutos. A receita foi adaptada pelo restaurante Era uma vez um Chalezinho e inclui apenas cinco ingredientes. Confira:

 

300 gramas de leite condensado

130 gramas de leite em pó

100 gramas de creme de leite fresco

60 gramas de creme de avelã

A gosto • frutas variadas

 

Para preparar essa delícia, primeiro é necessário produzir um brigadeiro mole e ao mesmo tempo consistente. Para tanto, é preciso misturar o leite condensado, o leite em pó e o creme de leite fresco até chegar nesse ponto. Depois disso, chegou a hora de colocar o fondue em uma panela apropriada e adicionar o creme de avelã. O leite ninho deve ser polvilhado por cima, para dar aquele toque final à receita. Na hora de servir, coloque sobre o fogo com a chama baixa, espete uma fruta em um garfo longo e mergulhe na fondue.

 

Já se o objetivo é produzir uma receita mais elaborada mas ao mesmo tempo fácil, a sugestão é se inspirar na receita do fondue de chocolate amargo do Royal Palm Plaza Resort. A sobremesa conta com vários acompanhamentos que harmonizam perfeitamente com o fondue, que também conta com licor. Basta escolher aqueles que mais combinam com o seu gosto e paladar ou das pessoas que estarão com você, já que a receita é para duas porções. Confira os ingredientes:

 

200 gramas de chocolate amargo cortados em pedaços pequenos

100 ml de creme de leite fresco

1 dose de licor Grand-Marnier

30 gramas de manteiga sem sal

4 unidades de morango picados

6 unidades de uva-itália

1/2 unidade de manga cortada em cubos

1 unidade de banana cortada em rodelas

4 unidades de damasco seco

4 unidades de carolina (profiterole) recheadas com sorvete de baunilha

4 unidades de suspiro

1 ramo de hortelã

 

Para preparar, primeiro é necessário aquecer o creme de leite fresco na panela de fondue. Depois, desligue o fogo e acrescente os pedaços de chocolate e mexa até que eles fiquem derretidos. Coloque a manteiga sem sal e em seguida organize as frutas cortadas escolhidas, os suspiros e as carolinas de sorvete. Para finalizar, basta decorar com o raminho de hortelã e dar o toque final com licor Grand-Marnier.

deixe seu comentário