Economia

Expoagas 2019 inicia com homenagens e apoio às reformas políticas

Solenidade de abertura contou com homenagens e manifestos em defesa do setor supermercadista
20/08/2019 - 17h:06min - Fonte: Imprensa - AGAS

A cerimônia de abertura da da 38° Expoagas - Convenção Gaúcha de Supermercados, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, no Teatro do Sesi, foi marcada por homenagens, apoio às reformas políticas e reforço da importância do setor para o desenvolvimento econômico. O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, realizou a entrega do Troféu Supermercadista Honorário, mais alta distinção oferecida pela entidade, ao deputado federal Jerônimo Goergen.

O político atuou como relator da MP 881 - Medida de de Liberdade Econômica, considerada um dos alicerces para a construção de um novo cenário de desenvolvimento econômico para o Brasil.

Durante o discurso, Longo reforçou a ideia de que a feira deve proporcionar conhecimento e grandes negócios, de modo a impulsionar o crescimento econômico não apenas para os supermercados. "Sempre defendemos uma indústria forte, um setor primário forte e uma economia plenamente aquecida. Temos muito trabalho pela frente, para fortalecermos todos os segmentos", afirma o presidente.

Ainda segundo Longo, a retomada da economia brasileira será um processo lento e gradativo, talvez mais vagaroso do que se espera. "Contudo, temos a convicção de que a competente equipe econômica do Governo Federal fará as reformas que nosso país tanto precisa", completa.

O presidente também defendeu a posição favorável da AGAS em relação a comercialização dos medicamentos que não necessitam de prescrição médica, chamados de MIPs, nos lojas de supermercados. "Lembramos que, quando os supermercados puderam comercializar estes medicamentos, os preços dos produtos em questão chegaram a ficar 35% mais baratos. Até quando vamos prejudicar os consumidores em nome do corporativismo?", indagou Longo.

O presidente ainda solicitou a atenção do Governo do Estado ao que diz respeito à manipulação de carnes e fiambres em supermercados. "A AGAS trabalhou para contribuir na resolução deste impasse e a criação de regramentos que garantam a segurança alimentar dos consumidores, mas que também permitam ao varejo a manipulação destes produtos, desde que dentro de requisitos rígidos a serem cumpridos".

Na ocasião, foi assinado o protocolo de intenções da AGAS com a Secretaria da Fazenda Estadual, com a finalidade de estabelecer um regime de parceria entre o segmento supermercadista e seus fornecedores para ajustes na classificação fiscal de produtos . Para o secretário Marco Aurelio Santos Cardoso, o passo mais importante é o ajuste fiscal para o desenvolvimento econômico. "Para isso, precisamos de programas de parcerias privadas e mais privatizações.

A arrecadação tem que vir mais do desenvolvimento da economia e menos dos custos, assim, o Estado colabora para o crescimento do país", afirma.

Também presente na cerimônia de abertura, o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, afirmou que os avanços no país serão perceptíveis através das reformas tão necessárias ao futuro econômico do Brasil.

Para o presidente, as novas leis vêm em benefício da geração de emprego e renda, o que é primordial para um país vencedor. "O empresário hoje, para gerar oportunidades de emprego, se esforça para oferecer produtos e serviços de qualidade. Devido a situação atual, nunca tivemos um cenário tão propício a aprovação de uma reforma tributária", completa Bohn.

Durante a abertura da feira, foi entregue a medalha Don Charles Bird ao presidente da cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier. A distinção é a comenda outorgada pela AGAS aos fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo que são modelo para o segmento supermercadista do Rio Grande do Sul.

Sauthier recebeu a medalha como um reconhecimento da AGAS às contribuições prestadas ao crescimento e solidificação do modelo cooperativista no Estado. Para Sauthier, o segredo está na simplicidade dos processos, onde todos trabalham juntos: "Plantando bem, a gente colhe bem, de maneira simples, honesta e sincera. Assim como falamos que os políticos devem colocar o interesse público, acima do particular, nós também devemos fazer a nossa parte todos os dias", reforça o agraciado.

Também presente na cerimônia, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, reforçou em sua fala a importância dos supermercados para o desenvolvimento econômico e que as reformas propostas pelo governo apontam para o caminho certo. "A ABRAS está empenhada em debater a reforma tributária, com o intuito de elaborar uma proposta que atenda à necessidades do setor supermercadista, visto que precisamos de uma reforma que auxilie quem quer empreender e gerar emprego e renda", afirma.

A Expoagas acontece de 20 a 23 de agosto, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. O principal objetivo do evento é qualificar o setor e estimular a realização de negócios entre varejistas e expositores.

A edição de 2019, traz uma série de renomados palestrantes, tais como Glória Maria, Clóvis de Barros Filho, Alexandre Garcia, Marcio Atalla. Um dos destaques é o espaço Agas Jovem, que será presenteado com a palestra do CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, bem como o Agas Mulher, que irá promover uma palestra sobre empreendedorismo e liderança feminina com a atriz e empresária Claudia Raia.

deixe seu comentário