Educação e Cultura

Professores de Camaquã participam de formação pedagógica

"Aprendizagem por Meio de Mapas Mentais" foi a temática norteadora do momento de troca de saberes.
26/06/2019 - 17h:48min - Fonte: Reportagem e Fotos: Tarso Ribeiro
Anterior Próximo

Os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação participaram de uma manhã de formação pedagógica. No dia 25 de junho de 2019, no Auditório de eventos da Secretaria Municipal de Educação de Camaquã, os professores foram recepcionados pelos assessores pedagógicos dos Anos Finais, Pablo e Rita. "Aprendizagem por Meio de Mapas Mentais" foi a temática norteadora desta formação e troca de saberes.

Após a reflexão do curta-metragem animado "Escolhas da Vida", a psicóloga do CAÍCA, Alexandra Scherer palestrou e dialogou com os professores sobre a Adolescência e os desafios na Educação Contemporânea. A reflexão contemplou a adolescência como uma fase da vida em que existe o desejo de ser adulto, mas sem ainda o poder ser. Uma fase que é necessário um olhar especial em, relação aos alunos.

Os professores participaram de alguns desafios mentais propostos pelos assessores dos Anos Finais. Estes desafios contemplam a proposta da Neurociência no processo de aprendizagem. Em outro momento, a Professora da Rede Municipal, Carmem Szortika Meireles palestrou a respeito de sua prática pedagógica.

A professora demonstrou suas experiências em sala de aula desenvolvendo métodos e técnicas de produções textuais. A também professora da Rede Municipal de Ensino, Renata Lencine palestrou aos presentes a respeito da utilização de fluxogramas e mapas mentais nesta Área do Conhecimento. Relatou as atividades e objetivos alcançados através desta proposta.

A Língua Portuguesa é muito mais do que gravar regras e macetes. Na verdade são suas regras que nos ensinam a escrever e a nos comunicarmos melhor.  Esta formação com palestras e trocas de experiências trouxe uma reflexão da práxis de cada educador. Enfim, uma manhã proveitosa em que sai ganhando, não  apenas o educador, mas toda a Rede de Ensino.

deixe seu comentário