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Saiba onde estão os controladores de velocidade que mais multam nas rodovias estaduais do RS

Segundo o Daer, percentual de autuações é pequeno perto da quantidade de veículos que passam pelos equipamentos


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 18/04/2019 Atualizado 26/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A RS-342, no noroeste do Rio Grande do Sul, tem o pardal que mais multou motoristas nas rodovias estaduais em 2018. O equipamento está instalado na cidade de Boa Vista do Cadeado, próximo de Cruz Alta. Foram mais de 25 mil autuações no período. Quem passa acima dos 80 km/h tem a placa fotografada pelo controlador de velocidade. 

A RS-287, em Montenegro, a RS-122, em São Sebastião do Caí, a RS-153, em Passo Fundo, e a RS-122, em Farroupilha aparecem entre a segunda e quinta colocação, respectivamente, neste ranking formulado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a partir de um pedido da coluna. A autarquia não informa o quilômetro onde os equipamentos estão instalados “a fim de preservar a segurança dos usuários”.

Ainda de acordo com o Daer, o número de multas registrado nas 227 faixas monitoradas em 26 rodovias estaduais é pequeno perto da quantidade de veículos que passam pelos equipamentos. O percentual é de 0,96% autuações, de 1° de janeiro de 2018 a 31 de dezembro do mesmo ano. Dos 6,7 milhões de veículos que cruzaram pelos pardais, apenas 64,2 mil foram notificados. 

 

stes dois contratos de pardais estão em vigor desde junho de 2014. Somente em 2018, o governo gastou R$ 4,11 milhões com a locação destes equipamentos. São 93 faixas monitoradas em 13 rodovias estaduais. A RS-122, entre São Sebastião do Caí e Caxias do Sul, com 19 equipamentos; e a RS-239, entre Novo Hamburgo e Taquara, com 16; são as que mais têm controladores de velocidade instalados.

Estes contrato não poderão mais ser prorrogados. Eles vencem em julho. O governo já está trabalhando no processo de construção da nova licitação, que depende, além da autarquia, da Secretaria Estadual da Fazenda, Central de Licitações do Estado (Celic) e Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira do Rio Grande do Sul (Juncof-RS).

Em relação às lombadas eletrônicas, são 134 faixas monitoradas em 20 rodovias estaduais. O limite de velocidade padrão nesses dispositivos é de 50 km/h. 

A RS-486, no litoral norte gaúcho, tem a lombada eletrônica que mais multou em 2018. O equipamento está instalado no município de Itati e fotografou 8,6 mil veículos. 

A RS-389, em Torres, a RS-239, em Novo Hamburgo, a RS-287, em Candelária, e novamente a RS-389, mas em Torres, aparecem entre a segunda e quinta colocação, respectivamente, neste ranking. Um dos cinco contratos em vigor vence em maio. O Daer já abriu expediente para a última prorrogação, por um período de mais um ano. 

Depois desse prazo, uma nova licitação deverá ser realizada. A autarquia informa que já trabalha neste material. Os demais quatro contratos foram assinados em 2017 e renovados em janeiro de 2019 por mais 12 meses. Após esse período, uma nova licitação precisará ser realizada.


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