Campo em Dia

Deputado protocola a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura

O objetivo, é apoiar e promover a atividade no Estado do Rio Grande do Sul
17/04/2019 - 14h:38min - Fonte: Assessoria do Deputado Zé Nunes
Anterior Próximo

Nesta quarta-feira (17), o deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou na Assembleia Legislativa, pedido de instalação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura.

O objetivo, é apoiar e promover a atividade no Estado. “É uma importante cadeia produtiva, que gera emprego, oportunidades e renda em todo o território gaúcho. Trata-se, também, de uma atividade de fundamental importância ambiental por serem as abelhas as polinizadoras de muitas espécies de uso agrícola e para o funcionamento dos ecossistemas”, explicou o parlamentar, que coordenará a Frente. 

Estima-se que existem no Estado, cerca de 40 mil apicultores somados de milhares de meliponicultores. Segundo o IBGE/Sebrae, o Rio Grande do Sul, é o principal Estado produtor, contribuindo com cerca de 15% da produção nacional de mel.

A apicultura, portanto, é uma atividade que tem interface com a natureza e com outras atividades agropecuárias. Desta forma, a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura propõe pautar o debate na perspectiva do desenvolvimento sustentável, aliando produção com conservação.

deixe seu comentário