Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • cq-01
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664

Abertura da 19ª Expoagro Afubra teve ênfase na importância da gestão rural

Visitantes encontram tecnologia e produtos diferenciados na Expoagro Afubra, em Rio Pardo


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 26/03/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Considerada a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, iniciou nesta terça-feira (26), a 19ª Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. Nesta edição, que acontece até quarta-feira (28), o tema é “Tecnologias para o Campo: Gestão”. A solenidade de abertura da feira foi marcada com a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar, voltado para as a agroindústrias.

Defensor do agronegócio, dos trabalhadores e produtores rurais, o deputado Pedro Pereira (PSDB), que integra a bancada do tabaco na Assembleia Legislativa, disse que a realização da feira é uma oportunidade de aprendizado e de conhecimento de novas tecnologias. “São tecnologias que facilitam a vida do homem e da mulher do campo, onde os visitantes encontram uma diversidade de produtos diferenciados” afirmou.

Segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em 2018 a feira movimentou R$ 60,89 milhões em negócios e recebeu 98 mil visitantes, nos três dias do evento. Sendo que 81,1% do público eram produtores rurais. Anualmente a Expoagro também traz as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas: animais, dinâmica de máquinas, agroindústrias, avicultura colonial, dia do arroz, espaço cultural, hortaliças, energias renováveis, viveiro de mudas, ainda as atividades específicas dos estandes das entidades e dos 428 expositores presentes.

Ênfase na importância da gestão rural

A solenidade contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Delegado Ranolfo Vieira Júnior; do secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Fernando Schwanke, além de autoridades federais, estaduais e municipais e lideranças ligadas ao setor agropecuário.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, disse que dirigir uma propriedade rural exige gestão técnica e financeira. “No Brasil, administrar uma propriedade tem o tamanho do desafio de pilotar um carro numa estrada esburacada e sinuosa”, comparou. “Tenho certeza de que todos gostariam de ser bem-sucedidos em seus empreendimentos e negócios e, por isso, esta edição da Expoagro é voltada à gestão. E o que vocês encontram aqui no parque foi estruturado para essa finalidade”, lembrou o presidente da Afubra.

Ao aconselhar os visitantes que observem e estudem de que forma as opções destacadas na feira podem ser utilizadas em benefício dos seus negócios, Werner enfatizou que a intenção é mostrar oportunidades de planejar e controlar a propriedade rural diferenciando gasto, despesa e custo. “Sempre há o que aprender e melhorar e aqui você encontrará alguma melhoria para sua propriedade, pois nosso esforço foi de proporcionar o que imaginamos ser uma aula de gestão e tecnologia”, disse. “Gestão é compartilhar trabalho e conquistas, medindo nossos passos e atividades”, resumiu.

Por sua vez, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, falou que eventos como a Expoagro Afubra demonstram a importância da agricultura familiar no Estado. Ao falar sobre os projetos pelo setor rural, ele destacou o Segunda Água, que visa abrir açudes e levar kits de irrigação aos produtores, e o programa Sementes Forrageiras, para o qual já foram destinados R$ 1,7 milhão. “Nossa agricultura é um pilar de sustentação do Estado”, salientou.

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Edson Brum, agradeceu a todos que fazem a agricultura prosperar. “Agricultores, que enfrentam os juros altos dos bancos; técnicos, que auxiliam os produtores a terem mais produtividade; indústria, que gera 40 mil empregos e bilhões em impostos para o nosso país; polícia, que está combatendo o contrabando; e aos deputados federais e estaduais que defendem o setor do tabaco”. Sobre a realização da Expoagro, o parlamentar lembrou, além da Afubra, também da ação dos expositores e patrocinadores, do Estado e do Ministério da Agricultura.

Já o deputado federal Heitor Schuch disse que deve haver mais reconhecimento da importância dos agricultores. “O governo retirou, mediante decreto, o desconto da energia elétrica e não temos subsídios para os produtos agrícolas”, falou. “Além disso, parece que temos dentro do parlamento, um conjunto de inimigos do nosso setor agrícola”, acrescentou. Ele também lembrou que o Brasil só será colocado nos trilhos se houver trabalho conjunto pelo desenvolvimento econômico e social. “A agricultura familiar é forte, mas precisa de mais desenvolvimento e mais tecnologia para podermos ter a sucessão rural”, acrescentou.

O secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Fernando Schwanke, comentou sobre a disposição da ministra Tereza Cristina para implementar ações de fortalecimento da agricultura brasileira. Ao comentar que a região ainda tem 40% da população na área rural enquanto que a média do país é 20%, ele disse que isso ocorre por causa da cultura do tabaco e sua cadeia produtiva. “No Ministério da Agricultura, queremos deixar que as cadeias produtivas trabalhem e produzam, não queremos atrapalhar”, explicou. “No ano que vem, nos 20 anos da Expoagro Afubra, a ministra estará presente para conhecer a nossa região e ver de perto a importância do tabaco”, anunciou.

Por sua vez, o prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros, comentou que a agricultura leva o país nas costas. “Temos uma agricultura forte e é o momento de esquecermos as diferenças políticas e lutarmos por um país melhor, um estado melhor e um município melhor para se viver”, acrescentou. “É preciso investir em tecnologia e desenvolvimento agrícola porque, se o agricultor não acompanhar a tecnologia, ele fica para trás”, finalizou.

Em seu discurso, o vice-governador, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, disse que o governo do Rio Grande do Sul tem consciência da importância da agricultura familiar e da cadeia produtiva do tabaco. Ao dar ênfase ao Programa RS Parceria, ele falou da necessidade do estabelecimento de parcerias público-privadas, que estão possibilitando, entre outras ações, a manutenção de rodovias. “Estamos sim no caminho certo e a feira está no mesmo sentido”, completou.

PL769 e Juros
Durante a solenidade de abertura da Expoagro Afubra, o presidente da entidade manifestou preocupação com o projeto de lei PL 769/2015, do senador José Serra, que pretende restringir ainda mais o tabaco, e à possível majoração dos juros agrícolas. “Apelamos aos senadores e também aos deputados federais e estaduais para que fiquem atentos para as movimentações do projeto”, falou, referindo se ao PL. Sobre os juros agrícolas, Werner disse que os produtores de tabaco, que também são produtores de outras culturas, não podem ser penalizados com a nova estrutura que está sedo sugerida pelo Ministério da Economia.

Banda

A solenidade de abertura da 19ª Expoagro Afubra contou com a presença da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). Os músicos executaram do Hino Nacional e do Rio Grande do Sul, além de canções populares. As apresentações tiveram o acompanhamento das vozes do coral da Afubra, que também foi destaque da abertura.


  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • cq-01
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494