Variedades

Sábado continua com tempo instável no Rio Grande do Sul

Previsão é de chuva fraca no Sul e no Norte e temporais na Fronteira Oeste
12/01/2019 - 08h:39min - Fonte: GaúchaZH

O tempo instável deve predominar neste sábado (12) no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, há previsão de chuva fraca no Sul e no Norte, em decorrência ao afastamento de uma frente fria em direção ao oceano e à umidade proveniente do Amazonas. Podem ocorrer temporais em toda a região oeste do Estado, que já vem sofrendo com forte volume de chuva. Para esta área, o alerta é de tempestades a qualquer hora do dia, mas com menor volume de água na comparação com os últimos dias. 

Nos demais pontos do território, a presença do sol se alterna com pancadas de chuva, também com trovoadas e ventos com variação de intensidade entre moderada e forte.  As temperaturas máximas osciliam entre 24ºC e 33ºC. 

Segundo dados da estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), Alegrete e Uruguaiana, no Oeste, são os municípios onde mais choveu nestes primeiros dias de janeiro, em todo o Rio Grande do Sul. Alegrete acumulou um total de 536,2 milímetros, o que é mais do que quatro vezes a média para todo o primeiro mês do ano (114,9 milímetros). A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica um acúmulo pouco menor, mas, ainda assim, bem acima da média histórica, além de se tratar do maior índice registrado em nove anos para um mês de janeiro (395,6 milímetros em janeiro de 2010).

No Litoral Norte, neste sábado (12), as ondas ficam abaixo de um metro de altura, com ventos de 15km/h. No Sul, em Rio Grande, as ondas atingem 1,3 metro, e os ventos, 25km/h. 

Para o domingo (13), a previsão é de tempo abafado e pancadas de chuva. Segue o alerta para temporais espalhados pelo Rio Grande do Sul, em especial, mais uma vez, na fronteira oeste, onde pode ocorrer inclusive queda de granizo. 

– A próxima semana tem previsão de chuva todos os dias, se intensificando mais entre quarta e sexta-feira, com volume bastante elevado. O volume maior será no Norte, no final da semana – antecipa Fabiene Casamento, meteorologista da Somar. 

deixe seu comentário