Mundo

Satélite e câmeras registram queda de meteoro nos Estados Unidos

Satélite registrou queda de meteoro nos Estados Unidos que produziu grande estouro, relatos de a terra tremendo e até falta de luz
Publicado: 18/09/2021 às 10:06 | Alterado: 25/09/2021 às 18:29 | Fonte: MetSul Meteorologia
CIRA/CSU
CIRA/CSU

Satélite meteorológico registrou ontem a queda de um meteoro na costa Leste dos Estados Unidos. Moradores do estado norte-americano disseram ter ouvido sons semelhantes a explosões associados a alguns avistamentos de bolas de fogo no Norte da Virgínia no final da manhã da sexta-feira com a possível queda de meteoritos entre o Virgínia e o estado da Virgínia Ocidental. A bola de fogo no céu, contudo, não chegou a ser filmada porque havia muitas nuvens na região.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos divulgou uma imagem do sensor Geostationary Lightning Mapper (GLM) do satélite meteorológico GOES-16, que é usado no monitoramento de raios, e que captou a entrada da bola de fogo na atmosfera sobre o estado norte-americano da Virginia.

Apesar do tempo encoberto que não permitiu a observação do bólido ingressando na atmosfera, câmeras de segurança em diferentes pontos da região conseguiram captar o som produzido pela queda do meteoro. Veja os vários vídeos publicados nas redes sociais por moradores do estado da Virginia.

A estimativa é que o meteoro tenha produzido brilho com magnitude -12, ou seja, o mesmo brilho da Lua na sua fase cheia. Isso corresponderia, na prática, à energia entre 1 e 2 toneladas de TNT, o que dá uma massa de cerca de 22,5 kg para o objeto que adentrou a atmosfera a uma velocidade estimada de 72.000 k/h.

De acordo com o Meteor Watch da NASA, “a fragmentação do objeto produziu uma onda de pressão registrada por sismômetros e instrumentos de infrassom na área”. Para a agência especial norte-americana, “uma análise muito rápida do sinal de infrassom indicou uma energia de algumas toneladas de TNT, em concordância razoável com a estimativa de energia do sensor do satélite”.

Moradores do estado da Virginia chegaram a sentir o chão tremer e enviaram relatos para páginas de monitoramento de terremotos, mas o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, confirmou que não houve nenhum terremoto na área. Residentes do Vale de Shenandoah informaram até falta de luz na sequencia do grande estouro ouvido com a queda do meteoro.


deixe seu comentário