Mundo

Nova boca se abre no vulcão que entrou em erupção nas Ilhas Canárias na Espanha

Desde a tarde de domingo (19) o vulcão do complexo vulcânico de Cumbre Vieja entrou em erupção na ilha de La Palma, 5.500 pessoas já foram retiradas das proximidades do local
Publicado: 21/09/2021 às 13:56 | Alterado: 27/09/2021 às 15:40 | Fonte: Marisa Campos, com informações de DW e Correio 24 horas
Foto: reprodução/ Twitter
Foto: reprodução/ Twitter

Na tarde de domingo (19) um vulcão da ilha de La Palma no arquipélago das Ilhas Canárias entrou em erupção após uma série de ocorrências sobre pequenos terremotos na área, há mais de uma semana.

O vulcão está localizado em uma área montanhosa desabitada, causando alguns incêndios florestais, onde é possível ver grandes colunas de materiais vulcânicos. Por conta da erupção do vulcão do complexo vulcânico de Cumbre Vieja, as autoridades locais começaram a retirar moradores com problemas de mobilidade que residiam em vilas de municípios localizados em áreas próximas à zona vulcânica. 

Concorra a um rancho do Macro Atacado Krolow <

Na noite de segunda-feira (20) uma nova boca do vulcão se abriu e obrigou os residentes da região de Tacande, no município de El Paso, a deixarem suas casas. Com essa nova abertura, o vulcão conta com um total de nove bocas de erupção. Ao todo 5.500 pessoas já foram retiradas de suas casas por conta da aproximação com o vulcão. 

O caso ganhou notoriedade no Brasil, pois se o vulcão entrar em erupção explosiva, ou seja, o nível mais alto de uma atividade vulcânica, poderia gerar deslizamentos e provocar um tsunami com uma força suficiente que chegue na costa brasileira. Porém, de acordo com especialistas, o risco desse fenômeno ocorrer é muito baixo.   


deixe seu comentário