Mundo

Aos 90 anos, ator William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço

O eterno ‘Capitão Kirk’ da série "Jornada nas estrelas" (Star Trek), foi ao espaço nesta quarta-feira (13) na cápsula New Shepard do bilionário Jeff Bezos
Por: Eduardo Costa | Publicado: 13/10/2021 às 13:23 | Alterado: 20/10/2021 às 14:05
Desembarque após voo espacial — Foto: Reprodução
Desembarque após voo espacial — Foto: Reprodução

Aos noventa anos de idade, o ator William Shatner, se tornou na manhã desta quarta-feira (13/10/2021) a pessoa mais velha do mundo a ir ao espaço. O eterno ‘Capitão Kirk’ da série "Jornada nas estrelas" (Star Trek), realizou a viagem na cápsula New Shepard do bilionário Jeff Bezos. O voo teve a duração de 10 minutos.

Assista o vídeo do voo de William Shatner


Nesta segunda viagem tripulada da Blue Origin, empresa de turismo espacial, Shatner superou Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da 1ª viagem de Bezos, há cerca de 3 meses. Outras três pessoas acompanharam o ator no voo.

Leia outras notícias de Mundo no Clic Camaquã

O que disse William Shatner após a viagem?

Ao todo, foram quatro minutos de gravidade zero durante a viagem de 10 minutos. O ator canadense William Shatner pôde desfrutar de uma imagem privilegiada da terra.

"Eu espero nunca me recuperar disso [...] é muito maior do que eu e do que a vida", disse. "O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência". afirmou ao proprietário da empresa de turismo espacial.

Como foi o voo?

A capsula onde os tripulantes ficam não precisa de piloto. Eles subiram para o espaço com a ajuda de um foguete, que se desprendeu da capsula, a qual retornou para o solo de forma autônoma. O pouso ocorre com a ajuda de paraquedas.

O voo chamado de suborbital ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 quilômetros acima do nível do mar. A esta altitude, os passageiros contemplaram a curvatura da Terra e sentiram a gravidade zero durante quatro minutos. A cápsula que levou William Shatner e outras pessoas ao espaço leva o nome de New Shepard, em homenagem ao primeiro norte-americano a chegar ao espaço, em 1961, Alan Shepard.

Quem é William Shatner?


Conhecido por ser o astro de "Jornada nas Estrelas", William Shatner foi o primeiro ator da franquia de séries e filmes a realmente cruzar a fronteira espacial. Além de ator, ele já atuou como diretor, produtor, escritor e músico.

Com 90 anos de idade, Shatner se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, que esteve no primeiro no voo de Bezos.

Quem são os outros tripulantes?

Audrey Powers


Audrey Powers é um dos passageiros do NS-18 que levou William Shatner ao espaço nesta quarta-feira (13). Ele é vice-presidente de missão e operações da Blue Origin e trabalha na empresa de Bezos desde 2013, onde supervisiona os voos e a manutenção das cápsulas New Shepard.

Chris Boshuizen


Chris Boshuizen, ex-engenheiro da Nasa e cofundador da empresa de satélites Planet Labs, é outro passageiro que acompanhou William Shatner na NS-18 nesta quarta-feira (13).

Glen de Vries

Glen de Vries é vice-presidente da Dassault Systèmes e cofundador da Medidata, duas empresas de software, também acompanhou William Shatner no voo desta quarta-feira (13). 

deixe seu comentário