Mundo Animal

Empresário de Camaquã utiliza sacos de ração para proteger cães do frio

Proprietário de mercado do bairro Getúlio Vargas utilizou a criatividade para proteger os cachorros de rua do frio intenso
Por: Elias Bielaski | Publicado: 30/07/2021 às 11:15 | Alterado: 06/08/2021 às 21:40
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Já imaginou se você tivesse que enfrentar o frio dos últimos dias sem nenhuma peça de roupa? Para combater o frio intenso, um empresário de Camaquã utilizou a criatividade para realizar uma ação solidária à causa animal.

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

O proprietário do Mercado Mattos, localizado no bairro Getúlio Vargas, confeccionou roupinhas para os cães de rua para atacar o frio intenso deste inverno.

A ação solidária foi divulgada pela voluntária da ARCA - Associação Protetora aos Animais de Rua Camaquã, Ivana de Paula, ex-vereadora de Camaquã.

"Parabéns ao Mercado Mattos localizado no Bairro Getúlio Vargas Camaquã, que ampara os cães de rua e ainda usa da criatividade para atacar o frio do corpinho deles a noite com roupas de saco de ração. Cães livres de acorrentamento castradas, amadas pelos cuidadores. Imagens que aquece o coração", destacou a voluntária.

Campanha da ARCA

Uma forte onda de frio pode atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias e a Associação Protetora aos Animais de Rua de Camaquã (ARCA) precisa de doação de cobertores. A reportagem entrou em contato com a diretoria da associação, que trouxe informações sobre possíveis doações a serem realizadas para ajudar os animais acolhidos.

Quer ganhar uma pizza Frazione? Clique aqui!

Além da adoção solidária, a qual todos estão convidados a realizarem o ano todo, a ARCA atualmente arrecada casinhas, roupas, cobertas e ração para os animais acolhidos, que atualmente são mais de 200.

Na ARCA, tem pet de todas as cores, tamanhos e pêlos. Castrados e vacinados, os cachorrinhos estão à espera de um novo lar. Além de levar um novo companheiro para a casa, você está salvando a vida de um grande amigo e dando a ele a oportunidade de receber amor em um lar seguro.

Para a ajudar a aquecer esses anjinhos de quatro patas, você pode ajudar de formas muito simples. A associação busca doações de cobertores, mantas, edredons, lençóis, toalhas, caminhas, colchonetes e casinhas. Se você não tem como levar a doação até a Arca, eles buscam. 

Entre em contato com a equipe de voluntários da Associação pelo número (51) 99671-3360. 

Abandono de animais

O abandono de cães é uma prática criminosa, que aumentou durante o período de quarentena. Muitas pessoas adotaram ou compraram um totó para ter um companheiro em casa, mas após voltar a rotina, acreditaram que se desfazer do pet é a melhor solução. 

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Há cidades no Brasil com a temperatura bem baixa ao longo do ano. Abandonar um cachorro sem pensar se ele passará frio, ou pior, se ele poderá sentir sintomas de hipotermia, é no mínimo, desumano. 

A hipotermia é uma condição que causa tremores, apatia, pulso fraco, arritmias, entre outros sintomas terríveis para um cãozinho de rua. Muitos morrem após passar um longo tempo na chuva e no frio. 

Como ajudar e evitar que os totós abandonados não sofram durante o frio?

Tem algumas opções para ajudar no caso do abandono de cães. Além de entrar em contato com ONG’s que resgatam cães – veja a mais próxima da sua região – há atitudes que podem ajudar muito os totós.  

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio.

Caso possa ficar com ele ou tenha alguém que ofereça lar temporário até ele ser adotado: 

  • Tire o animal das ruas;
  • Leve ao veterinário imediatamente;
  • Seque bem a pelagem e esquente ele com uma mantinha ou roupinha; 
  • Ofereça água e alimento.

Contudo, há regiões que há uma superpopulação de cães abandonados. Nesse caso, ajude da seguinte forma:

  • Leve mantinhas para esquentá-los;
  • Faça casinhas recicláveis para abrigá-los do vento forte e da chuva;
  • Faça roupinhas ou leve a uma ONG que vista esses animais para que não passem frio;
  • Leve alimentos para eles enfrentarem a noite fria.

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

Infelizmente, temos 20 milhões de cães abandonados nas ruas. Com atitudes simples, podemos ajudar os pets a passarem por dias um pouco menos difícil.

deixe seu comentário