Gastronomia

Especiarias dão toques mágicos às sobremesas de Natal

Temperos aromatizam receitas doces tradicionais, como pavê e pudim, dando sabor e requinte à mesa natalina
Publicado: 21/12/2021 às 17:07 | Alterado: 28/12/2021 às 12:18 | Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação - Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano
Foto: Divulgação/ Kitano

Já notou que as sobremesas de Natal carregam sofisticação no gosto com um paladar levemente perfumado? O segredinho está no uso de ervas e especiarias nas receitas tradicionais, que conferem novos sentidos aos doces. Alguns exemplos são o cravo, o alecrim, e a noz-moscada, que inclusive é o tempero do mês da Kitano, marca da General Mills. Com toques criativos é possível dar notas marcantes às sobremesas na ceia.

Quer um exemplo? A calda do pudim de leite condensado pode ser aromatizada com alecrim trazendo ao prato perfume e mantendo o adocicado desta sobremesa. Veja receitas que se transformam ao incluírem a magia das ervas e especiarias nos seus preparos. Mostre o resultado de sua sobremesa de Natal compartilhando nas redes sociais com a hashtag #ReceitasKitano.

Pavê de Creme de Caramelo com Noz-Moscada

Tempo de preparo: 50 minutos / 4h de geladeira

Rendimento: 5 pessoas

Ingredientes  

● 2 xícaras (chá) de leite

● 3 gemas

● 1 colher (sopa) de essência de baunilha

● 1 pitada de Noz-Moscada Kitano ralada

● 1 pacote de biscoito champanhe

● 1 colher de achocolatado em pó

● 1 xícara (chá) açúcar

● 3 colheres de maisena

Para fazer o caramelo

● 1/2 xícara (chá) de açúcar

● 1 lata de creme de leite

● 1/2 xícara (chá) de água

Preparo: Coloque no liquidificador as gemas, o açúcar, a baunilha, e a Noz-Moscada Kitano. Esquente o leite e vá despejando aos poucos. Use a tampa do liquidificador para ir colocando o leite. Coloque a mistura em uma panela e mexa para que esse creme engrosse. Passe uma camada de creme por todo o refratário. Em seguida, crie uma nova camada na travessa com os biscoitos molhados em leite. Polvilhe o açúcar e o achocolatado sobre os biscoitos. A terceira camada será novamente com creme. Se sua travessa for alta, vá fazendo novas camadas. O pavê está pronto, restando apenas o caramelo. Deixe o açúcar caramelizar com água até que fique encorpado. Depois coloque sobre o pavê. Está feito! Deixe na geladeira por, no mínimo, 4h e sirva bem gelado.

Pudim com Calda de Especiarias

Tempo de preparo: 2h

Rendimento: 10 porções

Ingredientes  

● 3 ovos

● 3 colheres de açúcar

● 1 lata de leite condensado

● Leite (use a medida da lata de leite condensado)

Para a calda

● 1 xícara (chá) de açúcar

● 2 unidades de Cravo-da-Índia Kitano

● Noz-moscada Kitano Ralada a gosto

● 1 colher de chá de Alecrim Kitano

● 1/2 xícara de chá de água

Preparo: Para fazer a calda, ferva rapidamente a água com as especiarias e coe. Coloque em uma panela o açúcar e a água de especiarias. Não mexa. Deixe engrossar até criar a calda, mas fique de olho para não queimar. Em seguida, despeje a calda na forma de pudim. Agora, no liquidificador, bata os ovos, o leite, e o leite condensado por pelo menos 3 minutos. Deixe descansar o creme formado por 10 minutos. Despeje o creme na forma sobre a calda fria. Se quiser, com uma colher, segure a espuma para que só o creme seja colocado na forma e o pudim não fique com furinhos. Coloque a forma sobre uma travessa com água quente (banho-maria) e leve ao forno já pré-aquecido ou no fogão por 1h30 ou até firmar. Depois de retirar, coloque na geladeira até gelar bem e desenforme. Você pode decorar com cravos e bolinhas de noz-moscada.

Peras com Calda de Especiarias

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 4 porções

Ingredientes  

● 4 peras maduras

● 2 xícaras de água

● Açúcar a gosto

● 1 colher (chá) de essência de baunilha

● 4 unidades de Cravos-da-Índia Kitano

● 6 grãos de pimenta-rosa Kitano Reserva

● 1 folha de louro Kitano

Preparo: Para fazer a calda, misture o açúcar em uma panela com água quente, as especiarias e a baunilha. Descasque as peras e retire seu interior central. Junte as peras na panela assim que a calda estiver fervendo. Deixe em fogo baixo por 30 minutos ou até que estejam macias. Desligue o fogão e deixe as frutas resfriando na calda para encorpar ainda mais o sabor. Uma dica é servir as peras com sorvete de baunilha.

Sorvete com Calda de Gengibre

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 5 porções

Ingredientes da calda  

● 1 xícara (chá) de leite

● 4 colheres (sopa) de cacau em pó

● 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

● 1 colher (sopa) de manteiga

● 1 colher (sopa) de Gengibre Moído Kitano

Preparo da calda: Em fogo médio, coloque todos os ingredientes em uma panela sem parar de mexer até que a mistura fique grossa, com textura de calda. Pode servir quente ou esperar esfriar para colocar sobre o sorvete, que pode ser de creme, chocolate ou outro de sua preferência.


deixe seu comentário