Educação e Cultura

Confira as ações e novidades do curso de Direito da Ulbra

O professor Dr. Josué Emilio Möller, coordenador do Curso de Direito Ulbra, participou do programa Manhã Show
Por: Redação/Clic Camaquã | Publicado: 07/01/2022 às 16:00 | Alterado: 14/01/2022 às 13:45
Foto: Prof. Dr. Josué Emilio Möller
Foto: Prof. Dr. Josué Emilio Möller

Na manhã desta sexta-feira (7), o prof. Dr. Josué Emilio Möller, coordenador do Curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Câmpus Guaíba, participou do programa Manhã Show. Na oportunidade, ele falou sobre o curso de Direito e algumas das novidades da Ulbra.

Josué ressaltou que o curso de Direito da Ulbra já possui uma grande tradição na região da Costa Doce, tendo formado centenas de profissionais daqui. Neste ano, o curso completa 26 anos de implementação, enquanto a Universidade comemora os seus 50 anos de atuação.

Clique aqui e vote no Prêmio Prime 2022 <

"É um período muito marcante, e que vem carregando a tradição assim como a inovação. Nós temos uma presença muito forte em Camaquã e na região. O curso de Direito da Ulbra de Guaíba atende alunos da comunidade de 15 municípios.", afirmou o coordenador. 

Ainda, de acordo com Josué, o curso de Direito da Ulbra não possui apenas atividades de formação comuns, assim como também forma cidadãos para atuarem de forma ética e auxiliarem pessoas na resolução de conflitos.

Nas atividades de aula, os alunos de direito também têm diversas atividades complementares, como por exemplo o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJUlbra), que está presente nas comarcas de Guaíba e Camaquã prestando atendimento à comunidade carente.

O SAJUlbra promove tanto o desenvolvimento dos alunos, através das atividades práticas supervisionadas pelos professores, quanto à comunidade, que recebe assistência jurídica de forma gratuita. 

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

Além desse serviço, a faculdade de Direito da Ulbra também tem o Balcão do Consumidor, uma iniciativa muito importante que ocorre em um convênio entre a universidade e o Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (PROCON/RS). O programa visa atender demandas de relações de consumo de toda a região da Costa Doce. 

No Balcão do Consumidor, os alunos de Direito da Ulbra, acompanhados de seus professores, prestam atendimento à comunidade, que antes tinha de ir até o PROCON de Porto Alegre para resolver suas demandas. A iniciativa é registrada no Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor. 

Josué afirmou que cerca de 90% dos casos são resolvidos através de conciliação já no primeiro atendimento no Balcão do Consumidor, o que evita a sobrecarga do Sistema Judiciário e consegue reaproximar consumidores e fornecedores de serviço ou comerciantes. 

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

Nos últimos anos, todos os cursos da Ulbra passaram por um processo de reestruturação acadêmica com a finalidade de atrelar a tradição dos cursos com a inovação. Sobretudo, as atividades pedagógicas desenvolvidas na universidade têm como objetivo desenvolver as competências dos alunos. 

No fim de sua fala, o professor compartilhou uma novidade. No final do ano passado, a universidade recebeu muitas comissões de avaliação do Ministério da Educação para novos cursos que serão oferecidos. 

Dentre estes cursos, Josué contou em primeira mão que uma das propostas avaliadas pelo MEC é de um curso de Direito no módulo de Ensino à Distância (EAD). Esta proposta de curso recebeu nota máxima para a implantação, o que pode se tornar uma realidade na instituição em pouco tempo. 

Veja a participação completa de Josué:

deixe seu comentário