Colunistas
José Ari F. Júnior - Tatakae!
Por José Ari F. Júnior - Tatakae!
Nerd e estudante de engenharia elétrica.

ARCANE

Publicado: 08/11/2021 às 16:05 | Fonte: José Ari Júnior

A primeira série animada da Riot Games finalmente chegou, se trata de Arcane, uma produção em conjunto com a Netflix, e deixou os fãs cada vez mais animados para os futuros projetos do universo de Runeterra. Com o seu grande jogo lançado em 2009, League Of Legends, a Riot tem expandido cada vez mais os seus produtos: League of Legends: Wild Rift (jogo eletrônico do gênero MOBA desenvolvido para Android e iOS), Valorant (FPS) desenvelvido para PC, Teamfight Tactics (TFT) um jogo de estratégia estilo tabuleiro e Legends of Runeterra (LoR) jogo de cartas colecionáveis.

Acompanhando o cenário competitivo desde 2016 e jogando desde 2017, nunca havia visto a Riot fazer nada perto do que fez com Arcane, com uma divulgação pesadíssima, que incluiu um clipe espetacular em parceria com Imagine Dragons, skin da Jinx lançada no Fortinite e PUBG, posters em todo lugar do mundo, parceria com Burger King, entre outras ações de marketing.

Clipe Enemy – Imagine Dragons: 

Jinx Fortinite

Arcane será lançada em 3 atos:  
Primeiro Ato - Eps. 1 a 3: 6 de novembro;
Segundo Ato - Eps. 4 a 6: 13 de novembro;
Terceiro Ato - Eps. 7 a 9: 20 de novembro.

Um pequeno contexto, a série se passa em Piltover e na Subferia/cidade baixa, essa última é conhecida pelos jogadores como Zaun. A Subferia é um esgoto, onde toda a população decadente e pobre está. Na lore(história) Zaun é descrita assim: “grande distrito subterrâneo, aos pés dos cânions profundos e vales que cortam Piltover. A pouca luz que chega lá é filtrada pelas fumaças que saem dos emaranhados de canos corroídos e refletem do vidro manchado de sua arquitetura industrial, Zaun é o oposto de Piltover, que é tida como a cidade do progresso, onde toda a riqueza da região está”.

No primeiro ato de Arcane nos são apresentadas Powder(Jinx) e Violet(Vi), duas órfãos que precisam sobreviver em Zaun, muito desta primeira parte é focada no relacionamento das duas irmãs. A Vi que conhecemos no jogo é porradeira, briguenta e forte, e nesta trama ela mostra muito disto, pois faz uso das suas habilidades para proteger a sua irmã, já Powder é engenhosa, mesmo nova acompanha a irmã nas aventuras em Piltover junto com as demais crianças de Zaun. 

Ao mesmo tempo nos é apresentado um jovem cientista que reside na cidade alta, Jayce, outro personagem que pertence ao jogo. Esse jovem está desenvolvendo uma série de estudos para tentar provar que o Hextec, artifício que extrai mágica por meio da tecnologia, pode ser controlado e assim usado para levar Piltover para um novo patamar.

Por conta dos Spoilers não pretendo me aprofundar muito sobre esta trama, todavia posso garantir: Arcane é incrivelmente bom, além de agregar uma maturidade para todo universo de Runeterra.  Não existe certo ou errado, os pontos de vista nos são apresentados e basta a cada um de nós tirarmos nossas próprias conclusões.  Mesmo que você não jogue, mesmo que não conheça nada deste universo, dê uma chance para essa animação, tenho certeza que não irão se arrepender.

OBS: O Chefinho (Ekko) é foi o melhor deste primeiro ato.