Colunistas

A título de apresentação - Retornando à imprensa

21/05/2020 - 15h:18min
Catullo Fernandes - Arte, Cultura e História

CLIC-bar-o-card-1

Em 30 anos de trajetória cultural e jornalística tive a oportunidade de escrever em vários jornais impressos e sites da Região. Na imprensa tudo começou em 1991, quando reabri o extinto jornal Eco da Lagoa, e passei a editar o jornal alternativo Culto & Grosso.

Calculo que nestes anos todos devo ter escrito em torno de 1600 textos, incluindo as quase 50 edições da revista “cAMAquã”, que por ora não está circulando. No rol das publicações estão quatro obras históricas, dois livros de poesia e três de literatura infantojuvenil, além da edição de cerca de 50 títulos de autores locais, roteiros para cinco espetáculos artísticos, composições de diversas letras de músicas, e mais de uma dezena de biografias e revistas com históricos de entidades.

Por isso é com imensa alegria que assumo este espaço no Clic Camaquã ao lado de amigos colunistas qualificados de diferentes segmentos, e relembrando os saudosos Renato Zencker e Luis Claudio Silva, que também estiveram por aqui dando sua preciosa contribuição.

Sempre fui admirador do trabalho do jovem jornalista Eduardo Costa, idealizador e diretor deste portal, tanto que o convidei para ser o apresentador do primeiro DVD da cantora Luana Fernandes, gravado na Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre), em 2012, quando ele atuava na RBS TV. Muitíssimo grato pela confiança, e que desta parceria venham a ser produzidos bons frutos na área cultural para Camaquã e Região da Costa Doce.

Neste espaço iremos abordar temas que envolvem arte, cultura e história, com opinião sem comprometimento partidário, divulgação de autores e artistas, em particular os de nossa cidade, episódios históricos embasados em dados de pesquisas que venho realizando, e é claro alguns assuntos com aquela pitada de humor e ironia porque ninguém é de ferro, dedicadas ao nosso mentor intelectual o Barão de Itararé, codinome do jornalista gaúcho Apparício Torelly (1895-1971).

Todas as sextas-feiras uma nova coluna estará no ar pelas mãos de nossa estimada diretora de redação, Renata Ulguim. E nas manhãs nosso encontro semanal será às 9h45, no Bom Dia Camaquã, apresentado pelo jovem e promissor Elias Bielaski. Lembrando que o programa vai ao ar, de segunda à sexta, das 8h às 10h pela ClicRádio e pela Rádio Ideal FM 87,9 de Chuvisca.

Clic Humor com Sabedoria:Mantenha a cabeça fria, se quiser ter ideias frescas.” (Barão de Itararé)

deixe seu comentário

Últimas de Catullo Fernandes - Arte, Cultura e História