Colunistas

O bem-estar social

21/05/2019 - 16h:59min
Alvorino Osvaldt - Controle Geral

Vimos que nos próximos dias teremos algumas audiências públicas importantes por aqui. A que discutirá a revisão do Plano Diretor do Município (dia 30.05), a que falará sobre a qualidade do serviço de fornecimento de água no município (dia 30.05) e a que debaterá a perturbação do sossego e o desrespeito as leis de trânsito dia (05.06).

Observamos que todas elas tratam de assuntos que em última análise visam o nosso bem-estar. Muitas pessoas não sabem da importância e para que servem estes encontros. A Audiência Pública é um instrumento de participação popular, garantido pela Constituição Federal de 1988 e regulado por Leis Federais, constituições estaduais e leis orgânicas municipais.

É um espaço onde os poderes Executivo e Legislativo ou o Ministério Público podem expor um tema e debater com a população sobre a formulação de uma política pública, a elaboração de um projeto de Lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente.

São discutidos também, em alguns casos, os resultados de uma política pública, de leis, de empreendimentos ou serviços já implementados ou em vigor. Geralmente, a Audiência é uma reunião com duração de um período (manhã, tarde ou noite), coordenada pelo órgão competente ou em conjunto com entidades da sociedade civil que a demandaram.

Nela, apresenta-se um tema e a palavra então é dada aos cidadãos presentes para que se manifestem. As idéias apresentadas podem ou não ser aproveitadas, mas o importante é que você pode e deve participar da melhoria das condições sociais do local onde você vive. Por isso é muito importante que você esteja nestes encontros, pois só nos fazendo presentes podemos auxiliar na melhoria de nossa cidade!

Município chama concursados

No último sábado conversamos no Controle Geral, no Clic Rádio, com a Secretária Municipal da Educação, Eva Rosi Bueno Nunes, que nos trouxe diversas notícias importantes: O Governo Municipal chamará a partir desta semana os últimos professores concursados e em seguida abrirá as inscrições para efetivar a contratação temporária para preencher as vagas que ainda estiverem disponíveis.

A Secretária informou que não existem turmas sem professores no município, o que por si só já é uma notícia alvissareira. Eva Rosi veio acompanhada do Dr. Nelson Egon Geiger Filho, Secretário adjunto da Educação, que já está desempenhando suas funções junto a secretaria,

Pra você pensar:

“Aquele que está bem pode fazer muita coisa supérflua e insensata. Quando o bem-estar acaba e começa a aflição, começa a educação que a vida nos quer dar”. (Hermann Hesse)

deixe seu comentário