Colunistas

Em 2019, Renault completa 10 anos consecutivos de crescimento

08/01/2020 - 18h:06min
Mateus Lopes - Nissul Renault

Em 2019 a Renault manteve a trajetória de crescimento que segue de forma contínua desde 2010 e registrou um novo recorde no Brasil, com 9% de participação de mercado, um ganho de 0,3 ponto percentual em relação a 2018, com 239.173 unidades emplacadas. Com esse desempenho, a Renault fechou 2019 como a quarta colocada em vendas no país. Enquanto o mercado brasileiro cresceu 7,4% no ano passado, a Renault teve uma alta de 11,3% nos licenciamentos na comparação com 2018.

“No ano passado a Renault manteve o ritmo de crescimento fruto dos investimentos em novos produtos de sucesso, como o Kwid. Outro destaque da marca foram os projetos de mobilidade sustentável como em Fernando de Noronha e o carsharing de Brasília, por exemplo”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Entre os destaques comerciais da marca estão o Kwid, que fechou o ano como o quarto modelo mais vendido do mercado e líder do segmento de entrada com 85.125 unidades emplacadas em 2019,  o que representa 54,7% de participação, e o Master, líder absoluto pelo sexto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 8.414 unidades emplacadas, o que representa 47,4% de participação.

Confira abaixo os destaques da Renault em 2019:

Renault Kwid Outsider

O Kwid, o SUV dos compactos, ganhou em maio a nova versão Outsider, que manteve as características que fizeram do Kwid um sucesso (quatro airbags de série, maior espaço interno e maior porta-malas, características SUV e carro mais econômico do segmento) com novidades de design e conectividade.

Renault Kwid OutsiderRenault Kwid Outsider

" data-medium-file="https://i2.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Renault_Kwid_Outsider_001.jpg?fit=600%2C400&ssl=1" data-large-file="https://i2.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Renault_Kwid_Outsider_001.jpg?fit=750%2C500&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />

A versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, única do segmento com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque.

O Kwid Outsider também recebe skis frontal e traseiro, barras de teto, proteção lateral, moldura do farol de neblina e calotas na cor preta. Já o interior do veículo apresenta novo revestimento dos bancos e detalhes alaranjados nos portas, volante e câmbio.

O Kwid foi inovador desde o seu lançamento. Já em sua campanha de pré-venda, o cliente podia realizar a reserva do seu veículo 100% on-line, por meio de um site exclusivo. Na ocasião, a Renault recebeu um número de pedidos quatro vezes maior do que o esperado.

A Renault inovou também no momento de venda do Kwid, ao lançar o K-Commerce, a primeira plataforma 100% on-line para a compra de um automóvel. Na plataforma o cliente consegue realizar todas as etapas um veículo:

  • escolha da versão;
  • definição da forma de pagamento e aprovação on-line do financiamento, se houver;
  • pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
  • emissão de boleto para pagamento;
  • acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.

Renault Sandero, Logan e Stepway 2020

Com uma trajetória de sucesso no Brasil, a linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway chegou em julho ao mercado com novo design, mais conforto e mais segurança sem abrir mão das qualidades reconhecidas pelos clientes como amplo espaço interno,  robustez e baixo custo de manutenção.

Renault Logan 2020Renault Logan 2020

" data-medium-file="https://i2.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Renault-Logan-2020.jpg?fit=600%2C337&ssl=1" data-large-file="https://i2.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Renault-Logan-2020.jpg?fit=750%2C421&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />

Os modelos com motor 1.6 SCe também ganharam versões com câmbio automático CVT-Xtronic, que agrada aqueles que buscam conforto na condução do dia a dia, principalmente no trânsito urbano. Como este câmbio não tem trocas de marchas, a condução é sempre suave.

Outra novidade dos três modelos é que eles passaram a ser vendidos também pela Loja Renault (loja.renault.com.br), como já acontecia com o Kwid.

Renault Duster GoPro

Em setembro, a Renault lançou a série limitada Duster GoPro, que vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha HERO. A parceria reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV, que é vendida em duas versões: 1.6 CVT X-TRONIC e 2.0 4×4.

Renault Duster GoProRenault Duster GoPro

" data-medium-file="https://i0.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/20190328_rbuhrer_dustergopro_0001.jpg?fit=600%2C400&ssl=1" data-large-file="https://i0.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/20190328_rbuhrer_dustergopro_0001.jpg?fit=750%2C500&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />

Ambos receberam barras de teto na cor preta, kit alargador de para-lamas, proteção do para-choque frontal com faróis de longo alcance e adesivo GoPro localizado logo abaixo dos retrovisores. A versão 4×4 ganhou também rodas pretas diamantadas.

A câmera GoPro Hero 7 Black apresenta como principal recurso a super estabilização de vídeo, o HyperSmooth, que dispensa o uso de gimbal durante produção de conteúdo. Com a GoPro Hero 7 Black é possível fazer fotos até 10m embaixo d’água, filmar suas aventuras em 4K e transmiti-las ao vivo para o Facebook, Twitch, YouTube, Vimeo e outras plataformas.

Renault Captur Bose

Outra série limitada lançada foi o Captur BOSE, que recebeu um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva, tweeters de 25mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm, também com ímã de neomídio e tecnologia exclusiva BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.

Renault Captur BoseRenault Captur Bose

" data-medium-file="https://i1.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Renault_Captur_Bose_022.jpg?fit=600%2C400&ssl=1" data-large-file="https://i1.wp.com/motorsplace.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Renault_Captur_Bose_022.jpg?fit=750%2C500&ssl=1" data-recalc-dims="1" data-lazy-loaded="1" />

A série é oferecida em duas versões: 1.6 CVT X-Tronic e 2.0 automático. Ambas receberam novos revestimentos em couro sintético nos bancos, soleiras de porta com assinatura BOSE e badges próximos aos retrovisores externos.

A série também inaugurou uma nova combinação de pintura biton exclusiva para a versão: carroceria Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile, além de oferecer outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré.

Motores: 20 anos de fabricação no Brasil

Neste ano, a Curitiba Motores (CMO), fábrica de motores da Renault do Brasil, completou 20 anos de produção no Complexo Ayrton Senna. Desde sua inauguração, em 1999, a unidade já produziu mais de 4 milhões de motores, com cerca de 40% destinados à exportação.

Atualmente, a fábrica produz 3 famílias de motores e tem capacidade produtiva de 600 mil unidades por ano, além de exportar motores para a Colômbia e Argentina e componentes para Turquia. Além da produção de motores, a fábrica também é destaque na capacitação de seus colaboradores, além da busca constante por evolução utilizando novas tecnologias, com foco na Indústria 4.0.

deixe seu comentário