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Vendedor ou Computador?

23/11/2018 - 10h:30min
Mateus Lopes - Nissul Renault

Perfil do vendedor versus comportamento do consumidor; Neuromarketing e tecnologia como aliados para vender mais foram os assuntos da apresentação de Silvana Chmelyk Vallochi no Encontro de Vendedores do RS , em Porto Alegre.

A palestra sob o título "Vendedor ou Computador? Novas estratégias para um novo mercado e grandes oportunidades" trabalhou as diferentes fases da economia e as mudanças tecnológicas pela qual passou o mercado e consequentemente o consumidor.

“O mercado vem mudando, com o movimento da economia aprendemos que o processo se dá em ciclos com duração de 10 anos, em média. Dentro desta década temos o que chamamos de boom, recessão, depressão e recuperação. Isso significa que este ciclo que vivemos atualmente deverá passar em 2024”, comenta Silvana.

A vinda do e-commerce mudou o tráfego do fluxo de loja que caiu 35%. O ponto está na mudança do comportamento para se avaliar e se alinhar em um novo  modelo de distribuição.

Silvana compartilhou com os presentes um estudo sobre o perfil do vendedores em relação comportamento do consumidor, também apresentou o uso da neuromarketing e de tecnologias como aliados na vendas de veículos.

“As pessoas foram habituadas a se comportar de uma maneira. Acostumadas a trabalhar sem ação e é preciso entender as fases pela qual passa um cliente e o melhor momento, por incrível que pareça, para se vender algo, é o momento da insatisfação, pois é justamente aí que ele está desejando algo melhor – para sair da insatisfação você precisa deseja algo e isso serve para o vendedor também ”, acrescenta.

Dentro do estudo sobre o perfil dos vendedores o resultado apresentou que, 62% quer, como desejo, se relacionar melhor com o cliente e 57,29% quer se adaptar a um novo modelo de negócio. A questão é, esse número parece expressivo, porém se entendermos que o mercado não voltará mais a ser como era antes, que o cliente não virá mais ao show room para fazer a pesquisa e oportunizar a venda, significa que quase a metade dos profissionais estarão com dificuldades de se manter no mercado.

Uma prova desta mudança de mercado é a forma que a Renault adotou na venda de seus carros. Com o lançamento do KWID foi testado a primeira venda 100% através da internet, e diga-se de passagem, deu muito certo, tanto que até o dia de hoje você pode comprar o veículo pela internet escolhendo somente a concessionária de entrega, neste caso aqui a Nissul Renault de Camaquã. Agora no Salão do Automóvel a Renault lançou o ZOE seu veículo 100% elétrico e disponível para compra somente via internet.

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