Colunistas
Catullo Fernandes - Arte, Cultura e História
Por Catullo Fernandes - Arte, Cultura e História
Pesquisador e poeta

Álbum “Lua de Outubro” indicado em quatro categorias ao Prêmio Açorianos

Publicado: 18/11/2021 às 16:53

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre divulgou esta semana os indicados ao Prêmio Açorianos de Música 2021. A cerimônia de entrega aos vencedores no gênero erudito, MPB, instrumental, POP e regional ocorre na próxima terça-feira, 23, a partir das 20 horas, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). Os presentes deverão cumprir os protocolos sanitários e respeitar as orientações da equipe de produção. O Açorianos é a maior distinção cultural do Estado e premia artistas em diferentes segmentos como Literatura, Dança, Música e Artes Cênicas.

Entre os indicados desta edição está a cantora e compositora camaquense Luana Fernandes, que além de melhor intérprete no gênero POP, concorre ainda em mais três categorias: melhor álbum para “Lua de Outubro”, melhor compositor (a): Luana Fernandes, Ricardo Cordeiro e Catullo Fernandes, e melhor Instrumentista para o saxofonista da banda, Douglas Vallejos.

O álbum “Lua de Outubro”, que conta com 15 faixas, é o primeiro CD autoral da cantora, que há dez anos vem se destacando no cenário musical da capital gaúcha. Entre diversas premiações e divulgação em mídias estaduais e nacionais, Luana Fernandes recebeu da Assembleia Legislativa do RS o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, de Melhor Cantora de 2019.

A professora e escritora Roberta Flores Pedroso, Patrona da 40ª Feira do Livro de Camaquã, também está indicada ao Açorianos, na categoria Literatura, pelo livro de crítica literária “Pão, texto e água: retrato da literatura quando negra”. Lembrando que em 2017, o ator e bailarino Andrew Tassinari, que integra diversas companhias teatrais e de dança, atualmente radicado em São Paulo, entrou para a história da arte da Região da Costa Doce ao se tornar o primeiro camaquense a receber uma das mais importantes distinções artísticas do RS - o Prêmio Açorianos, laureado na categoria Melhor Ator.

De minha parte só posso reprisar o que postei em meu facebook: A vida é repleta de surpresas! Aos 57 anos indicado ao Prêmio Açorianos de Música como um dos compositores do CD “Lua de Outubro”. Tudo isto fruto de uma parceria com minha filha artista Luana Fernandes, que começou em 2009, com o show “FéMenina”, e agora chega ao auge com a música, que dá título ao álbum “Lua de Outubro”. Independente do que vai acontecer na noite de 23 de novembro, quando sair o resultado final, Luana Fernandes, Ricardo Cordeiro & Banda já são vencedores - indicação em quatro categorias é top demais. E vou ser bem sincero, a gente merece. Quem ama a Arte e a Poesia, respira e vive cultura é acima de tudo um agente do bem, e que cumpre uma missão de fé nesta Terra. Deus sabe o que faz!


Clic Sabedoria: “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.” (Ludwig van Beethoven)