Colunistas

SUA MAJESTADE, A ÁRVORE

08/04/2019 - 09h:50min
Renato Zenker - Meio Ambiente

Em todos os locais que existir vida, a árvore deve estar presente, tanto nas cidades como no interior. Nas cidades as árvores influem diretamente na saúde da população através das funções que elas desempenham. Quanto maior for o número de árvores nas cidades, mais benefícios produzem. A arborização deverá estar presente nas ruas, nas praças, nos parques e nos demais logradouros. Vamos ver algumas das funções das árvores nos aglomerados urbanos.

As funções das árvores numa cidade, variam de acordo com quantidade de área ocupada, mas podemos dizer que as árvores produzem sombreamentos, oferecem frutos para a fauna, especialmente os pássaros, favorece a psique humana,, quebrando o deserto de cimento das cidades, retém até 70% das fuligens e outros particulados suspensos no ar, aproximam as máximas e as mínimas temperaturas tornando o clima sempre mais agradável, absorvem intensamente os raios solares, retém imensas quantidades das águas das chuvas que em consequência diminui o pico das enxurradas, abafam o som e embelezam as cidades com suas flores, elevam a umidade do ar nos períodos de seca.

Só para vocês terem uma ideia, uma árvore de grande porte, pode retirar até 1.000 litros água do solo, por dia, de uma profundidade de até 60 metros ou mais, através de suas raízes, e colocar na natureza em forma de vapor até 1.000 litros de água em forma de vapor. As árvores reteém Carbono da natureza e produzem oxigênio através da fotossíntese, quando ocorre nas folhas esse fenômeno a seiva bruta se transforma em elaborada, que é utilizada na sua alimentação, onde vai fornecer os tecidos de crescimento.

Por fim é importante salientar que as funções acima citadas, dependem das copas das árvores, logo, a poda não deve ser procedida, ela ainda gera resíduos em profusão, criando problemas enormes para a administração e elevado custo de limpeza. A poda só é recomendada, quando existir conflitos com equipamentos e com prédios. A árvore é um ser vivo e como tal não suporta essa mutilação. A cada poda a árvore “morre um pouquinho”, torna-se feia, definha com o tempo e morre por necroses que provoca o ocamento do seu tronco.

Os cidadãos devem saber que o sistema de arborização de uma cidade faz parte da infraestrutura da saúde, melhora muito o comportamento das comunidades, porque o homem normalmente se admira e se compraz com as belezas paisagística, o que lhe proporciona um grande conforto espiritual.

Plantar árvores, portanto, é uma forma de melhorar a saúde das pessoas, é uma medida fácil e barata a ser tomada, para embelezar a cidade, criando um ambiente fresco e limpo, por essa razão é preciso ampliar e muito os espaços verdes que representam os pulmões verdes. No próximo texto vamos conceituar as funções das árvores na área rural, lembrar de como o revestimento florestal se torna importante para a agricultura. Continuem nos prestigiando.

deixe seu comentário