Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

15 de março de 2025
  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok

Se a agricultura sofre, a cidade também sente e até o cafezinho do escritório pode ser cortado


Por Pablo Bierhals Publicado 08/02/2025
Ouvir: 00:00
1280 x 720 (12)
Foto: Ilustrativa/via Gastroactitud

O preço do café assusta os desavisados que vão até as prateleiras dos supermercados com o objetivo de repor o estoque do produto. Em Camaquã, encontrei estabelecimento vendendo 500g de café extraforte a quase R$ 40,00. No entanto, o preço alto não é ganância, como muitos são induzidos a pensar.

Os preços de alimentos estão geralmente associados aos resultados das safras. A do café, por exemplo, foi muito ruim. Brasil e Vietnã, principais produtores de café do mundo, enfrentam condições climáticas desfavoráveis. Em Minas Gerais, houve um recorde na produção de café em 2020, mas desde então o estado passou por mudanças drásticas no clima e enfrentou secas. O impacto na safra de 2025 é estimado em até 35%.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Além de quebra na produção, houve aumento no consumo. Entre novembro de 2023 e outubro de 2024, o consumo da bebida no Brasil cresceu 1,11% em comparação com o período anterior. Foram 21,92 milhões de sacas consumidas pelos brasileiros, mas as exportações também foram altas: no resultado anual, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) contabilizou um volume recorde de 50,44 milhões de sacas de 60 quilos. Tudo isso contribuiu para o aumento do preço, chegando a quase 40% nos últimos 12 meses.

O fator especulativo também resulta em alterações no preço. O café, segundo o consultor de mercado ouvido pela revista Globo Rural, sofre fortes impactos no mercado financeiro. O preço varia conforme a “aposta” dos participantes e eles tomam suas decisões principalmente com base nas estimativas. Por este fator, se houver estimativa de produção maior na próxima safra, o preço pode voltar a reduzir.

O café está presente na rotina dos brasileiros independente da classe social e só se manterá assim se o preço for acessível. A boa notícia é que a bebida está entre os itens que terão imposto zero a partir de 2027, quando entra em vigor a nova reforma tributária aprovada em 2024.

Para curto prazo, não há expectativa de mudanças no preço.

Em resumo, se a agricultura sofre, a cidade também sente e até o cafezinho do escritório pode ser cortado.

Campo em Dia

De segunda a sexta-feira, o programa Campo em Dia traz as principais atualizações do agronegócio através do aplicativo da Clic Rádio, Facebook e YouTube do Clic e Rádio Farol FM, de Arambaré.

Pablo Bierhals | chefe de redação do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br

  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok