Manhã de campo do Irga destaca benefícios da diversificação de sistemas de produção em terras baixas

A diversificação de culturas é importante em todos os níveis da agricultura e no arroz irrigado não é diferente. Este foi o principal assunto abordado no roteiro técnico promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na estação experimental da Planície Costeira Interna, localizada às margens da BR-116, em Camaquã.
Durante toda manhã desta quarta-feira (12), mesmo com pancadas de chuva, produtores rurais e demais interessados no assunto puderam entender mais sobre o manejo de milho e soja em rotação com o arroz irrigado. A diversificação dos sistemas de produção aumenta a fertilidade do solo e reduz a necessidade de adubação.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O roteiro iniciou às 8h30 e foi conduzido pelos pesquisadores do Irga, Pablo Badinelli e Darci Uhry Junior, pelo consultor técnico Paulo Régis da Silva e pelo professor de agronomia da UFPel, Felipe Selau. A manhã de campo foi promovida em conjunto com a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) e contou com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa e UFPel.
Sustentabilidade
São cada vez mais frequentes os debates em torno das boas práticas no agronegócio. O Brasil, ao contrário do que somos induzidos a pensar, é pioneiro no assunto. Estamos falando de regra e não de exceção. Além das áreas obrigatórias de preservação, cada vez mais o setor busca práticas sustentáveis.
A diversificação de culturas, conforme explicado pelos palestrantes do roteiro técnico, tem forte potencial para reduzir o uso de produtos na lavoura, gerando mais matéria orgânica para adubação. Além disso, instituições como Irga e Embrapa, por exemplo, investem em pesquisas para garantir tecnologias rentáveis e mais ecológicas.
O mercado é cada vez mais exigente e o planeta agradece.
Campo em Dia
De segunda a sexta-feira, o programa Campo em Dia traz as principais atualizações do agronegócio através do aplicativo da Clic Rádio, Facebook e YouTube do Clic e Rádio Farol FM, de Arambaré.
Pablo Bierhals | chefe de redação do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br