Campo em dia: agricultura familiar garante a renda de quase 70% das pessoas que trabalham no campo

A agricultura familiar ocupa um território menor e emprega mais pessoas. É isso que mostram os números do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar disponibilizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). É indiscutível a importância de políticas que fomentem o setor.
Dos 15,1 milhões de brasileiros que trabalham no campo, 67% atuam em propriedades classificadas como agricultura familiar. São mais de 10 milhões. Os números ganham um significado ainda maior quando se leva em conta que as propriedades familiares ocupam menos de 23% da área cultivada no Brasil. Além disso, se a agricultura familiar brasileira fosse um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
No Rio Grande do Sul a área utilizada pela agricultura familiar é 25,3% do total cultivado, com quase 1 milhão de pessoas ocupadas. As propriedades variam de tamanho, mas a média é de 17,2 hectares. Na famosa vitivinicultura da serra gaúcha, por exemplo, é fundamental o papel das pequenas propriedades. Em Bento Gonçalves são cerca de 1.100 produtores de uvas em uma área de 4.700 hectares.
De acordo com a CONTAG, nacionalmente os agricultores familiares respondem por 11% da produção de arroz, 42% do feijão preto, 70% da mandioca, 71% do pimentão e 45% do tomate. Na pecuária, produzem 64% do leite de vaca do país e concentram 31% do rebanho bovino nacional, 51% dos suínos e 46% das galinhas. Em boa parte dos casos, os produtores mantém a relevância e a competitividade no mercado através de cooperativas e associações.
Na região de Camaquã é inegável a predominância do tabaco nas pequenas propriedades, mas ainda assim há espaço para diversificação. A Associação de Fruticultores é um exemplo. A família do atual presidente, Mateus Osterberg, não planta tabaco há 23 anos. Ele mora com os pais e com a irmã em uma propriedade com 19,5 hectares, onde 50% é mata nativa e 50% é destinado para o cultivo de morango, uva e hortaliças.
O “mundo rural” vai além do que somos induzidos a pensar e o programa Campo em Dia tem um compromisso com o setor. O objetivo é mostrar diariamente a força da agricultura e as principais novidades do campo. É de segunda a sexta-feira através do aplicativo da Clic Rádio, Facebook e YouTube do Clic e Rádio Farol FM, de Arambaré.
Feira do Produtor
Os moradores da zona urbana podem apoiar a agricultura familiar comparecendo nas feiras e comprando os produtos oferecidos. Em Camaquã, além de feiras que ocorrem ao longo do ano, existe a Feira do Produtor Rural, localizada na Rua Major Lucio Meireles, 61, na área central da cidade.
A feira funciona nos sábados, das 7h às 12h.

Campo em Dia
De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, o programa Campo em Dia traz as principais atualizações do agronegócio através do aplicativo da Clic Rádio, Facebook e YouTube do Clic e Rádio Farol FM, de Arambaré.
Pablo Bierhals | jornalista do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br