Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • TAQ_0059_24-970x90px-Camaquã (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome (51)
  • clarão—970×90
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)
  • BANNER UNICRED 2
  • banner krolow
  • 970×90 (3)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)

O eleitor não está afim dos programas eleitorais na televisão


Por Kathrein Silva Publicado 23/09/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-08T162626.180
Foto: divulgação

Leia a coluna de Elis Radmann, cientista social e política e diretora do Instituto de Pesquisa e Opinião.

A cada eleição vem diminuindo o interesse do eleitor nos programas eleitorais dos candidatos, conhecido oficialmente como HEG (Horário Eleitoral Gratuito) que passa na televisão as 13:00 e as 20:30 horas. Pelos estudos longitudinais do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, há pouco mais de uma década, metade da população assistia aos programas dos candidatos. Atualmente este número oscila entre 33% e 25%, dependendo do humor do eleitor em relação aos nomes em disputa.

A audiência aumenta em cidades com candidatos competitivos, que chamam a atenção dos eleitores ou que apresentam propostas críveis que estimulam o eleitor a trocar ideia com outros eleitores. Quando os candidatos têm a oferecer, os eleitores se motivam a ligar ou a manter a televisão ligada.

Cidades mais prósperas também apresentam maiores índices de audiência. Ao contrário, em cidades socialmente mais vulneráveis, o interesse do eleitor é menor.

Outro fenômeno é o cansaço do eleitor com os eternos candidatos. Como figurinhas repetidas não enchem álbum, a audiência aos programas eleitorais diminui quando os candidatos são demasiadamente conhecidos pelo eleitor ou quando há a sensação de que os candidatos não são preparados.

Em muitos casos, a sensação de despreparo dos candidatos está associada à qualidade dos programas eleitorais. Há programas eleitorais que não mostram o seu posicionamento, “não contam uma história”, não possuem estética minimamente compatível com o padrão televisivo ou não conseguem externar o motivo pelo qual o candidato quer ser eleito. E sempre tem aquele que esquece do mais básico, pedir o voto!

Não é à toa que boa parte dos estrategistas de campanha apostam na força dos comerciais, que atingem o eleitor no meio da programação de sua preferência.

Fazendo uma análise mais sistêmica, temos que considerar outros fenômeno que estão motivando o processo de decisão do eleitor:

a) o avanço das redes sociais, que empoderam o eleitor e permitem que ele seja mais ativo, stalkeando os nomes que são do seu interesse e também que ele seja atingido pelos impulsionamentos dos candidatos;

b) o receio com as Fake News, que fortalece a importância das redes de relação, fazendo com que o eleitor troque ideias com os reconhecidos formadores de opinião de sua bolha: pessoas que se interessam e falam sobre política;

c) o tradicional visual de campanha, que faz a divulgação das marcas e desperta o interesse dos eleitores a prestar atenção ou pesquisar por aqueles nomes que ocupam as ruas da cidade.


  • 970×90 (3)
  • clarão—970×90
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • Design sem nome (51)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • banner krolow
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • TAQ_0059_24-970x90px-Camaquã (1)
  • BANNER UNICRED 2
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)