Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • clarão—970×90
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome (51)
  • BANNER UNICRED 2
  • 970×90 (3)
  • TAQ_0059_24-970x90px-Camaquã (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • banner krolow
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)

A eleição é sempre uma guerra de percepções


Por Kathrein Silva Publicado 17/09/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-07-08T162626.180
Foto: divulgação

Leia a coluna de Elis Radmann, cientista social e política e diretora do Instituto de Pesquisa e Opinião.

As campanhas eleitorais estão literalmente nas ruas! Se fazem presentes em diferentes canais do nosso cotidiano. O eleitor liga a TV ou escuta uma rádio e se depara com comerciais dos candidatos. Quando entra nas redes sociais, acaba sendo impactado por uma postagem patrocinada ou até mesmo recebe conteúdo políticos em grupos de Whats. E ainda há muitos eleitores que recebem a visita de candidatos ou veem carreatas gigantescas.

E por trás de tudo isso está a comunicação política que, com base em uma estratégia de posicionamento, utilizando a capacidade de convencimento e persuasão, mobiliza grandes batalhas simbólicas de percepções, em que o mais importante não é o que é dito, mas o que é percebido, a leitura do eleitor. Antigamente chamaríamos de moral da história.

Não podemos esquecer que as mídias digitais têm revolucionado o cenário político das cidades, do país e do mundo. Elas proporcionam acesso à informação instantânea, empoderando o eleitor com espaços públicos para o debate e críticas.

Alguns anos atrás não era possível o eleitor entrar na página do candidato e dizer o que pensa, sem filtros. A desvantagem deste processo é que militantes e partidários de qualquer lugar do Brasil podem entrar na página de um candidato com o propósito de desqualificá-lo, criando a ideia de cancelamento digital. Esta tática também faz parte da guerra de percepções.

Ainda analisando os prós e contras, a mesma internet que democratizou a participação da população, também favorece que o debate seja cada vez mais efêmero e superficial. Não é à toa que encontramos candidatos e Prefeitos que defendem a essência da política e se negam a se comportarem como “influenciadores digitais”. Significa dizer que o eleitor está mais afim de candidatos que façam o seu “entretenimento” do que mostrem soluções.

A guerra de percepção em um mundo digital favorece inclusive a desinformação e as Fake News, confundindo e trazendo insegurança ao eleitor e influenciando na decisão de voto.

Tudo isso acontece em uma cultura política de ceticismo, cenário em que o eleitor mostra a sua indignação e decide o seu voto pelo personalismo político dos candidatos. O voto segue uma racionalidade subjetiva, baseado nas características do candidato e em resposta ao tom emocional das campanhas.

As pesquisas realizadas pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião demonstram que apenas 1/3 dos eleitores estão assistindo ao horário eleitoral gratuito, mas a maioria está sendo impactada pela tradicional visibilidade de rua, com os materiais que fazem a divulgação da marca do candidato. A partir desse material, os eleitores pesquisam nas redes sociais, “stalkeando” a vida deste candidato e construindo elementos para sua decisão de voto.


  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • BANNER UNICRED 2
  • clarão—970×90
  • Design sem nome (51)
  • banner krolow
  • TAQ_0059_24-970x90px-Camaquã (1)
  • A marca mais lembrada pelos Camaquenses (2)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (1)
  • 970×90 (3)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)