Cabeças irão rolar. Mas será que serão as cabeças certas?
No mês de dezembro, dia 30, o prefeito municipal de Camaquã João Carlos Machado realizou a tradicional prestação de contas do seu governo. Muito tímida, sem pompa, se comparada com as anteriores onde a imprensa era brindada com um almoço e mimos. Justo e louvável, já que estamos em um momento de contenção de despesas.
Entre os questionamentos dos colegas da imprensa, com certeza, a minha foi a que mais incomodou o raciocínio do chefe do executivo e a que mais despertou a atenção dos seus subordinados. Um em especial. Foi a última pergunta da manhã.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Lembrei sobre as irregularidades que envolveram a Secretária dos Transportes, comandada por Paulinho Bicicletas, e constatadas pela própria comissão de sindicância da prefeitura, Fepam e Pelotão Ambiental, e que acabou como se nada tivesse ocorrido. O caso conhecido como dos Entulhos. Lembra?
Pois é. Uma sequencia de infrações que acabaram desmotivando boa parte dos secretários municipais pela inércia em se ter alguma atitude, uma punição. Pelo menos cinco subordinados do prefeito reclamaram para mim da atitude do secretário e principalmente a do prefeito. Ou melhor, a falta de atitude. Então perguntei a João Carlos Machado como ele pretendia motivar os agentes.
A resposta surpreendeu a este jornalista e claro, aos secretários. Um em especial, que inclusive ficou revoltado segundo os próprios colegas que me relataram após a prestação de contas.
O chefe do executivo disse que não havia ninguém desmotivado em seu governo e que depois de passarem por um ano difícil, afirmou que os que estivessem descontentes que poderiam pedir para ir embora. Um resposta que não foi bem digerida pelos seus subordinados.
Passaram-se quase 30 dias da prestação de contas e uma fonte próxima ao governo afirmou que em 2015 o prefeito pretende “cortar cabeças”. Ou seja, demissões de CC’s. Não se sabe se as cabeças serão do baixo, médio ou alto escalão.
Apenas fica a dúvida. Será que serão cortadas as cabeças certas? Depois de constantes casos de irregularidades em uma única pasta, o mínimo é que se volte atrás e corrija os erros. É o que todos esperam. É o que o povo espera. Vamos aguardar!