Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2024
  • CLIQUE AQUI (1)

Renato e Robson: Rumos diferentes


Por Redação Clic Camaquã Publicado 27/07/2017
Ouvir: 00:00

Recebí com muito prazer em meu programa do último sábado os ex-candidatos a prefeito nas últimas eleições municipais Renato Nogueira e Robson Vieira Marques. Ambos trilham agora por rumos diferentes na política: O primeiro coloca seu nome a disposição como pré-candidato a Deputado Federal pelo PDT nas próximas eleições para esta região. O segundo é assessor parlamentar. Ambos, aparentemente, aceitaram o resultado das eleições não guardando qualquer tipo de ranço político. Questionados sobre uma avaliação dos primeiros seis meses do governo Ivo, ambos declinaram dizendo que não estavam a vontade para realizar qualquer avaliação ou crítica ao novo governo. Quanto a Renato, é uma boa opção de candidato para a região, eis que tem condições de realizar uma boa gestão e trazer recursos para os municípios tão carentes daqui. É preciso enfrentar os paraquedistas que já estão chegando “de bando”!

Simplifique: Para agilizar o atendimento

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Foi publicado no último dia 17 de julho o Decreto nº 9.094/2017, cujo objetivo é simplificar e agilizar o atendimento aos usuários de serviços públicos federais.

Por exemplo, para evitar o bate e volta de documentos, todas as exigências feitas pelos órgãos públicos federais deverão ser apresentadas desde logo e em uma só ocasião, exceto se houver dúvida superveniente. A solicitação de novas informações ou esclarecimentos poderá ser feita por qualquer meio, incluindo o eletrônico. Também o reconhecimento de firma e autenticação de cópias fica dispensado, a menos que exista dúvida razoável ou previsão legal expressa. Cada órgão deverá elaborar a chamada “Carta de Serviços ao Usuário”, ou seja, um documento contendo detalhes sobre os serviços oferecidos, prazos para cumprimento das tarefas, formas de comunicação com o usuário, entre outras informações. Caso o órgão ou entidade não atenda ao disposto no Decreto, o usuário poderá solicitar, por meio de formulário próprio batizado de “Simplifique!” a simplificação do serviço e, ainda, poderá avaliar o atendimento, o que será feito por ferramenta própria de pesquisa de satisfação (tanto o formulário, quanto à pesquisa, deverão estar disponíveis na internet ao cidadão). Vale lembrar que o Decreto se aplica aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Agora só resta esperar e ver se esta desburocratização realmente vai funcionar.

Aumento do valor, diminui o consumo!

Semana passada, tivemos o aumento dos combustíveis em todo o Brasil. O Governo pretendia que este fosse de apenas R$ 0,41 centavos por litro, todavia o que vimos foi um reajuste maior na maioria dos postos. Temer afirmou em entrevista que o “Povo vai entender o reajuste”. Não, o povo não entendeu como temos tantos impostos e um retorno em serviços tão precário ao cidadão. Não há como entender uma carga tão ampla de impostos sobre nossas costas e um custo tão elevado e falta de serviços básicos como educação, saúde e transportes. Não se pode entender. E a resposta veio logo, a redução de consumo, com muitas pessoas tendo de deixar seus veículos na garagem por não suportar os abusos.

Prá você pensar:

“Burocracia atrapalha. Onde se cria muita dificuldade, há sempre alguém vendendo facilidades”. (Lori Tansey)

  • CLIQUE AQUI (1)