O desemprego só aumenta
O desemprego só aumenta
E não é apenas no Brasil, também no mundo! A grande causa do desemprego é a automação, não só a industrial, mas a que vemos no dia a dia no comércio, nos Bancos, nas compras pela internet, em todos os setores. Aqui no Brasil a contratação de pessoas se tornou extremamente onerosa, por isso as empresas estão demitindo pessoas e automatizando seus processos naquilo que é possível. E cada vez mais isso é factível. O desemprego estrutural, como é definido, é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos. Estes novos elementos afetam os setores da economia de um país (indústria, comércio e serviços), causando demissão, geralmente, em grande quantidade. Mas o fato se dá não apenas pela automação, igualmente pela crise econômica mundial que passamos. Enquanto não forem tomadas medidas, até éticas, no sentido de brecar as demissões, elas continuarão afetando as pessoas e o mundo. Os governantes e administradores precisam se dar conta do prejuízo que isto esta causando, pois pessoas sem colocação e sem emprego, não geram renda, nem tampouco adquirem bens e serviços, e isto aprofunda a crise!
Área plantada diminui em Camaquã
No último sábado, esteve no Controle Geral, a nosso convite, o Presidente da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD, Sr. Álvaro Ribeiro. Questionado sobre as condições de irrigação da Barragem, salientou que seu nível no momento está ao redor de 90% da capacidade, estando portanto em completas condições de irrigar a atual área plantada de arroz aqui na região, o que é desejável. Informou também que a área plantada de arroz e soja diminuiu em relação a última safra, pois a crise econômica também afetou as lavouras. Salientou que o custo de plantio se tornou mais oneroso em relação aos anos anteriores, pois só os fertilizantes tiveram um acréscimo ao redor de 40% e levando em conta a redução do preço dos grãos produzidos isto está diminuindo a capacidade de produção de nossos empresários do agronegócio. Por outro lado vimos que a lavoura de arroz regrediu enquanto que em seu lagar aumentou a área de soja, face ao menor custo de plantio. Alerte-se também para o fato do Governo Federal não possuir uma política para o setor, salientou Álvaro.
Prá você pensar:
“O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos”. (Desconhecido)
Camaquã (RS),10 de dezembro de 2018.
Alvorino Osvaldt