Superação, educação e fé: conheça a trajetória de Kátia Giovana Lima
A doutoranda Kátia Giovana Lima participou do programa Elas por Elas (13)
Kátia Giovana Lima, ex-doméstica, professora da rede pública, doutoranda da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Manual de Vitória da Doméstica, contou sua trajetória no programa Elas por Elas da última quarta-feira (13).
A trajetória de Kátia começa quando tinha 9 anos e se mudou da cidade de Sorocaba, com a mãe e cinco irmãos, para a cidade de São Paulo com a proposta de uma vida melhor. A família enfrentou o despejo tempo depois.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Com o despejo, a Kátia foi deixada aos cuidados de uma família, onde fazia pequenos trabalhos. A mãe de Kátia também foi morar em um emprego e os irmãos ficaram em uma pensão. A menina começou a trabalhar como empregada doméstica aos 12 anos, parando de estudar ainda na 5ª série do Ensino Fundamental.
A família foi se reunir novamente após Kátia ser maior de idade. Durante esse período, a menina enfrentou os mais diversos abusos para continuar tendo onde morar.
Seu último emprego como empregada doméstica foi por volta dos 27 anos, mas Kátia conta que nunca teve um registro em carteira. Ela destaca que teve casas que recorda com carinho e outras que foi explorada. Um dos momentos que marcaram Kátia foi quando saiu xingada de uma casa onde trabalhava, aos 15 anos, depois de ter sido assediada pelo patrão.
Kátia decidiu voltar a estudar, conquistando após um emprego como recepcionista. Ela conta que comprou apostilas e tentou estudar as matérias sozinha, mas não conseguiu. Então, se matriculou no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Conquistando o diploma do Ensino Médio.
Com o novo emprego, a família saiu da casa do caseiro e alugou a sua casa.
Após, se matriculou em um cursinho oferecido por alunos da Universidade de São Paulo (USP) e passou a estudar para o vestibular. Foram 7 anos até vir a aprovação. A graduação em Letras foi concluída em dezembro de 2009 na USP, quando ela tinha 43 anos.
Kátia destaca como o estudo ajudou após perder a mãe e o irmão, segundo ela, “isso me mantinha em pé, me mantinha motivada”.
A professora é fundadora do Instituto Pérolas Empreendedoras (ONG), que auxilia mulheres e jovens em vulnerabilidade. Ela conta que já ajudava pessoas em diversos ministérios da igreja que atuava e, com a pandemia, começou a atuar na área da igreja que lidava com ex-usuárias de drogas.
Ela conta que entendeu as dificuldades destas mulheres de ingressarem no mercado de trabalho e começou a ajudá-las de forma voluntária sobre como fazer currículos, palestras, entre outros. Com o crescimento e em contato com outras amigas, a ONG surgiu.
Em 2014, Kátia concluiu o mestrado e, em 2021, ingressou no doutorado. Durante a entrevista, ela também conta que no próximo ano irá prestar vestibular para Direito.
Em 2017, Lima lançou o livro ‘Manual da Vitória da Doméstica’. Como o próprio título induz, ele é uma espécie de manual com dicas do que ela fez em sua trajetória. Kátia conta que o livro nasceu de contar essa história para o mundo.
Kátia também é a autora do livro Sete Girassóis – o poder da superação.
Confira a entrevista completa: